MENU

03/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 03/02/2024 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

CARNAVAL: CONSEQUÊNCIAS

É uma festa popular bancada pelo poder público de seus estados de origem e seus respectivos municípios.

Este ano, os executivos dessas cidades estão sendo acuados diante de uma saúde pública em situação desastrosa, ao ponto de a justiça vir bloquear verbas disponibilizadas em benefício da assistência à saúde.

Isso mesmo, proibindo a folia carnavalesca...

A população carente desse serviço que não é particular, mas sim de todos; a única via que tem é de recorrer aos hospitais e postos de saúde municipais de atendimento de urgência e emergência... E olhe lá!

Nessa correria, o Sistema Único de Saúde – SUS, por meio das UPAS, como base para o atendimento imediato espalhado pelos centros das cidades e bairros dessas comunidades carentes desses procedimentos.

Até aqui tudo correto depois desse prelúdio em termo de socorro imediato...

Se não fossem as intolerâncias dos comandantes ou agentes públicos dessas cidades, em não olhar com mais profundidade à causa que é capitaneada pelo Governo Federal, Estadual e Municipal; todos com suas contrapartidas para promover esse bem-estar.

Todavia, não estaria esse ambiente de socorros-médico-sanitária, todos arruinados pela falta da infraestrutura de saúde, com a falta de medicamentos e de todo um aparato para que houvesse uma assistência adjutória com menos padecimento comunitário.

Certo que assertiva com frontalidade vem do público que recorre dolorosamente desses recursos; chegando lá não tem os apetrechos hospitalar para servi-los ou atendê-los.

Essa é a tônica e o “berro da população” por ajuda ou auxílio...

Como bem disse o pensador: “Muitas das vezes o grito de socorro é tão silencioso, que somente é perceptível, através dos olhos e pelo coração” ...

Atualmente, certos executivos espalhados no Maranhão, que não são diferentes, com tomadas de posição administrativas pela não realização do Carnaval por questão financeira... Em razão da saúde, que está pedindo socorro em todas as circunstâncias.

O que é importante, social ou material, que esses artífices, estão no último mandato, sem direito a reeleição, somente agora que se sensibilizaram quanto ao tamanho do desgaste que a população tem sofrido com a decadência da saúde pública dimensionada.

Será se os representantes do “Purgatório que compõem o TCU” vão perdoá-los por essa confissão e pedindo remissão de seus pecados?

O que é elementar social ou material, que as almas penadas com mandato e candidatos na política do pleito vindouro de 2024, depararam-se logo com esse entrevero associado a uma mistura de entretenimento... uns encontraram logo uma saída...

Usufruindo do mandato...

Apresentando como propositura de emendas parlamentares cognominadas de “Ó Abre Alas”, para fazer face ao tríduo momesco, e alimentando-se depois, com o pedido de voto, para os cargos em disputas alegando que fez isso e aquilo, para os brincantes desses três dias deixados com o “adeus à carne” ...

Nesta ocasião ou em outra; teve alguma emenda parlamentar para aliviar a dor dos desafortunados de  saúde que assemelhasse ou parecesse de longe à privada?...

No frescal atual da reminiscência não!

A partir dos festejos carnavalescos virá à montagem do palco a céu aberto para que os pretensos candidatos ao cargo majoritário e outros tantos a vereador... Se apresente não da forma que a sociedade quer e sim, como ele pretender ser.

Veja-se em Imperatriz (MA)...

De um número supostamente de dez concorrentes podem-se salvar uns três que traz nos seus perfis o “timbre” de administrador, de confiança, libertação, neutralidade com independência própria projetando e objetivando à cidade...

Em contrapartida aos demais, “salvo engano” estão vadiando com candidaturas de ser prefeito.

Certo que, a guloseima na política é um atrativo como se fosse um usuário a qualquer tipo droga...

Mas, não tenha pressa, na hora certa, o que é seu chegará até você... (Tiago 1.3) ... Sabendo que a prova de vossa fé produz paciência.

Que tudo aquilo que realmente for ruim, vire enfeite para decorar o nosso CARNAVAL...

INÍCIO… DE BOAS FESTAS!
Link
Leia Também »
Comentários »