MENU

01/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 01/02/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Auditoria

Após dois dias de inspeção no código-fonte da urna eletrônica, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) não encontrou falha ou fragilidade no equipamento que registra o voto do eleitorado brasileiro. A afirmação foi feita pelo professor e pesquisador Roberto Samarone dos Santos Araújo, representante da SBC que executou a auditagem dentro do chamado Ciclo de Transparência - Eleições 2024, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. “Foram inspecionados alguns pontos que consideramos importantes. Sempre buscamos falhas ou fragilidades, mas, até o momento, nós não encontramos nenhum tipo, nem de falha nem de fragilidade”, afirmou o especialista, que é professor de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado e doutorado na área. Araújo destaca que a urna eletrônica brasileira conta com recursos avançados de segurança contra eventuais tentativas de ataque. “O sistema da urna tem evoluído ao longo dos anos. Ela traz um conjunto de mecanismos que certamente aumentam o nível de segurança. Também traz uma quantidade maior de linhas de código, dada a complexidade do sistema”, assinala. O código-fonte da urna eletrônica é um conjunto de instruções, que são seguidas pelos sistemas eleitorais, desenvolvidos pelo TSE. É ele quem determina como um programa vai funcionar. O seu computador e o seu smartphone, por exemplo, possuem código-fonte próprio, que define como serão a aparência digital e o funcionamento do aparelho. 
 

Apoio

Em reunião na residência do ex-deputado estadual Marco Aurélio (PSB), na noite desta terça-feira, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) declarou apoio à sua pré-candidatura a prefeito de Imperatriz. Jerry destacou que Marco Aurélio é hoje o “nome desse campo com melhores condições” para vencer a disputa pela prefeitura de Imperatriz. Ele disse que lutará pela unidade do grupo, que tem também o vereador Aurélio do PT como pré-candidato. Vale lembrar que PT e PCdoB integram uma Federação Partidária, que tem, ainda, o PV.
 

E...

Possivelmente percebendo que o PSB lhe negaria legenda para ser candidato, ontem o ex-deputado Marco Aurélio decidiu se desfiliar do partido. Ele vai para o PCdoB, conforme teria acertado com Márcio Jerry durante reunião em sua residência na noite de terça-feira. O PSB passou a ser comandado no estado pelo governador Carlos Brandão, que ainda não se manifestou sobre apoio em Imperatriz, mas revela-se que seria grande a possibilidade de apoiar o deputado estadual Rildo Amaral (PP).     
 

200 mil

Durante a visita a Imperatriz, o deputado federal Márcio Jerry conversou com o juiz eleitoral Delvan Tavares Oliveira sobre a campanha que o TRE vem fazendo para que Imperatriz atinja o número de 200 mil eleitores e, consequentemente, passe a ter segundo turno já nas eleições 2024. Ele informou que mobilizaria filiados do PCdoB para visitarem escolas e outros locais para incentivar os jovens a tirar o título eleitoral. O juiz Delvan Tavares, conforme informou a O PROGRESSO, acredita que Imperatriz chega aos 200 mil eleitores até o dia 8 de maio, quando se encerra a emissão de título.
 

Disputa 

Pelo cenário que vem sendo verificado, o município de Governador Edison Lobão terá uma eleição acirrada. O jovem Diego Estrutura vem se destacando e se tornou o principal adversário da pré-candidata Telma Plácido. Os seus aliados estão otimistas, acreditando que Diego tem tudo para se tornar o próximo prefeito do antigo Ribeirãozinho.  
Link
Leia Também »
Comentários »