MENU

13/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 13/12/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

É hoje

Indicado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça, Flávio Dino, será sabatinado hoje (13), a partir das 9h, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A sabatina é aberta à participação popular. O senador maranhense licenciado foi indicado para a vaga aberta pela aposentadoria da ministra Rosa Weber. Na semana passada, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) leu seu relatório, favorável. Se aprovada na comissão, a indicação ainda precisa ser confirmada no Plenário. Flávio Dino precisará de 41 votos. São 81 senadores. Conforme informação da Agência Senado, ele é o primeiro senador indicado para o STF desde o ano de 1994. O último senador indicado havia sido Maurício Corrêa (1934-2012). Eleito pelo DF,  foi indicado pelo presidente Itamar Franco. Ex-juiz federal, deputado federal, governador do Maranhão duas vezes e senador eleito em 2022, Flávio Dino se licenciou do mandato para comandar o Ministério da Justiça, assumindo a sua cadeira a primeira suplente Ana Paula Lobato (PSB), esposa do deputado estadual Othelino Neto. Com a renúncia de Flávio Dino, caso tenha a indicação aprovada, ela assume a titularidade da cadeira. Nascida em Pinheiro, é formada em enfermagem e tem 39 anos. A segunda suplente é a ex-vereadora de Coroatá Maria de Lourdes Pereira (Lourdinha), de 67 anos, e aliada do deputado federal Márcio Jerry. 
 

Suplentes 

Neste mês de dezembro, seis suplentes de deputado federal do Maranhão assumem o mandato, com as licenças dos titulares. Além de dois que já estão lá - Dr. Benjamim, substituindo Juscelino Filho (Ministério das Comunicações) e Allan Garcês no lugar de André Fufuca (Ministério dos Esportes). Os outros seis são Mariana Carvalho, Silvio Antonio, Paulo Marinho Jr, Luciano Galego, Henrique Junior e Wolmer Araújo. Os deputados que se licenciaram são Aluisio Mendes (Republicanos), Detinha, Josimar de Maranhãozinho, Júnior Lourenço e Pastor Gil, todos do PL, e Marreca Filho (Patriota).
 

Shows

Atendendo pedidos do Ministério Público, a justiça está suspendendo shows em municípios do Maranhão, como ocorreu nesta semana com Afonso Cunha e Coelho Neto. Diante das dificuldades financeiras, prefeituras têm deixado de cumprir com suas obrigações, mas insistem em realizar festas, pagando shows que chegam a mais de 400 mil reais. Afonso Cunha pagaria a Leo Santana R$ 450 mil. Agora surge a informação de que a Prefeitura de Maranhãozinho contratou Amado Batista para a festa de aniversário da cidade, dia 21 de dezembro. Não foi revelado o valor do contrato. 
 

Covid

Os casos de Covid-19 estão aumentando em Imperatriz. Mas, felizmente, não há registro de óbito. Falando sobre os casos da doença no estado, ontem o secretário de Saúde, Tiago Fernandes, disse que “na última semana, dentro do nosso centro de testagem, a gente já estava com percentual de quase 30% de casos positivos. De 100, mais ou menos 30 positivando. E o que a gente precisa passar para a população? Esses casos positivos até então, não estão gerando internações, não estão gerando impacto na nossa rede de assistência à saúde. Estamos em um período sazonal, exatamente o período onde a gente percebe o aparecimento de síndromes respiratórias, entre elas a Covid”.
 

Mais agentes 

O Ministério da Saúde diplomou mais de 176 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que concluíram os cursos em mais de 5,3 mil municípios por meio do maior programa brasileiro de formação técnica na área de saúde. A cerimônia de formatura simbólica aconteceu nesta terça-feira (12), oportunidade que marcou a ampliação do programa, que passa a se chamar Mais Saúde com Agente. A expansão representa mais vínculo com a população, mais integração entre a atenção básica e a vigilância, e mais agentes de saúde cuidando dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso será possível com a abertura da segunda turma para qualificação de mais 180 mil agentes em 2024. Com a ação, toda a categoria atuante no SUS será contemplada. Os formandos de 2023 representam 90% do total de inscritos, sendo 138 mil Agentes Comunitários de Saúde e 38 mil Agentes de Combate às Endemias. 
Link
Leia Também »
Comentários »