MENU

12/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 12/12/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

MDB

No sábado, o MDB de Imperatriz realizou uma confraternização, reunindo grande número de filiados e simpatizantes. O evento não foi apenas festivo. Também foi um ato político em torno do nome do agropecuarista Franciscano Soares, presidente do partido e pré-candidato a prefeito. O MDB passou a ser comandado no estado pelo empresário Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão. Ele ainda não se manifestou sobre o rumo do partido em Imperatriz. Se lança candidatura própria ou não. Há alguns nomes de outros partidos da base governista que são pré-candidatos e querem o apoio dos irmãos Brandão. Portanto, uma candidatura emedebista na Terra do Frei dependeria de decisão de São Luís, afinal, na política tudo vem de cima pra baixo. É aguardar.
 

E…

Também foi realizada uma festa de confraternização no fim de semana com a presença da deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos). Claro, que também não deixou de ser um ato político, já que ela é pré-candidata a prefeita. Mariana assumiu o mandato há 12 dias. A parlamentar bolsonarista vai procurar se destacar durante os quatro meses no cargo para alavancar a sua pré-candidatura rumo ao Palácio Renato Moreira. 
 

Bolo

Pelo andar da carruagem, a direita vai dividir bem o bolo eleitoral de Imperatriz. Há pelo menos seis pré-candidatos a prefeito que se manifestam da direita, simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsobaro. Por enquanto, apontado mesmo como da esquerda, apenas o ex-deputado estadual Marco Aurélio (PSB). Levando-se em consideração o resultado da eleição presidencial, a direita tem maioria do eleitorado em Imperatriz. Mas se dividir muito essa parte do bolo, corre o risco de entregar o jogo para a esquerda. 
 

Concurso 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca examinadora do próximo concurso público da Justiça Eleitoral. A previsão é de que sejam ofertadas 520 oportunidades para as carreiras de analista e técnico judiciários em diversas especialidades para provimento de cargos efetivos dos quadros de pessoal da Justiça Eleitoral. A prova ainda não tem data definida, mas a expectativa é de que seja aplicada no primeiro semestre de 2024. O concurso ocorrerá de forma unificada com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Dos 27 TREs, apenas o  de Tocantins não participará, porque tem concurso válido até agosto de 2024.
 

Liberdade de imprensa

O 4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís julgou improcedente ação contra dois sites da capital, que noticiaram a prisão de um homem. Não serão obrigados a indenizar o preso, nem a retirar a matéria. A Justiça destacou que não houve sensacionalismo nem qualquer ato ilícito por parte dos sites. A notícia foi publicada em 5 de junho deste ano. “… Pela falta de conteúdo ofensivo que daria guarida à aplicação da proteção ao direito à honra e imagem do autor também assegurados constitucionalmente, há que se preservar a livre manifestação do pensamento do réu prevista na Constituição Federal (…) Desta feita, inexistindo lesividade, no caso específico não há como prosperar o pleito, pois trata-se apenas de uma notícia de fato ocorrido”, diz um trecho da sentença. 
 

Prioridades

Nomeado semana passada como novo superintendente do DNIT no Maranhão, o ex-deputado João Marcelo (MDB) revelou  que, inicialmente, suas prioridades são a conclusão da duplicação da BR-135, entre Santa Rita e Itapecuru-Mirim, e da BR-010, em Imperatriz, além da recuperação da BR-316 na região do Alto Turi. José Sarney e Roseana foram os responsáveis pela articulação que resultou na indicação de João Marcelo, filho do ex-governador e ex-senador João Alberto.
Link
Leia Também »
Comentários »