MENU

28/11/2023 às 00h00min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Prego batido

Ontem, o presidente Lula encaminhou ao Senado os nomes de Flávio Dino (PSB) para o cargo de ministro do STF e de Paulo Gonet para procurador-geral da República. Nas redes sociais foi divulgado o anúncio oficial: “O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou, nesta segunda-feira, 27 de novembro, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República”. O senador licenciado maranhense e ministro Flávio Dino agradeceu: “O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para Ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade”. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, disse que são “dois grandes juristas e competentes homens públicos”. Agora, as indicações vão para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que também votará as indicações. Depois terão que ser aprovados pelo plenário do Senado, com pelo menos 41 votos. Flávio Dino renunciará ao cargo de senador após ser aprovado pelo Senado e assume definitivamente a sua cadeira a suplente Ana Paula Lobato (PSB.
 

Nome 

Se depender do vice-governador Felipe Camarão (PT), o grupo liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB) teria apenas um candidato à prefeitura de São Luís. Ele defende o nome do deputado federal Duarte Júnior (PSB). Nesta quinta-feira o PT deve formalizar a tese de apoio à pré-candidatura de Duarte. Mas vale lembrar que existe a Federação PT-PCdoB-PV. Portanto, teria que haver uma concordância dos outros dois partidos para que a aliança com o PSB seja concretizada. 
 

E…

No final de semana houve uma reunião do governador Carlos Brandão com representantes de 13 partidos para um alinhamento visando a disputa eleitoral de 2024. “… Momento em que analisamos o cenário político das eleições municipais e reafirmamos o compromisso de caminharmos com unidade e parceria pelo bem do Maranhão”, disse ele. Segundo uma fonte, o encontro foi uma sugestão de Flávio Dino a Carlos Brandão. A intenção é o grupo seguir unido em 2024, evitando ao máximo a ocorrência de rachas nos municípios. No momento, em Imperatriz está dividido, com as pré-candidaturas de Marco Aurélio (PSB) e Rildo Amaral (PP). É aguardar.
 

Concluído 

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) concluiu o julgamento do processo contra o União Brasil, denunciado pelo PSD e PSDB por eventuais fraudes à cota de gênero nas eleições de 2022. O TRE entendeu que não houve fraude. Com isso, o deputado estadual Neto Evangelista escapou da cassação. Há outros dois processos, contra PSC e Podemos. 
 

Teste da Urna 

Começou ontem, segunda-feira, a 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna. Até sexta-feira (1º), mais de 30 especialistas em tecnologia estarão na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para testar os equipamentos usados para coletar os votos do eleitorado. Os trabalhos foram realizados das 13h às 17h. Já de 28 de novembro (terça) a 1º de dezembro (sexta), investigadoras e investigadores participantes poderão executar os planos de testes nas urnas eletrônicas modelos 2022 e 2020, das 9h às 18h. O Teste da Urna 2023 registrou um recorde de pré-inscrições. No total, 85 pessoas demonstraram interesse em participar do evento, mais que o dobro do número de pré-inscritos da edição anterior, realizada em novembro de 2021.
Link
Leia Também »
Comentários »