MENU

11/11/2023 às 00h00min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Articulações

Preparando-se para as eleições municipais de 2024, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Maranhão realizou uma Conferência em Imperatriz, na noite desta quinta-feira, dia 09. Foi discutida articulação em torno de prováveis alianças, com as presenças de lideranças de outras legendas, como Clayton Noleto (PSB), ex-deputado Marco Aurélio (PSB) e o vereador Aurélio Gomes (PT), os dois últimos pré-candidatos a prefeito. A reunião foi conduzida pelo presidente do Diretório Estadual do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, e o presidente municipal, professor Davison Nascimento. O PSB deseja o apoio do PCdoB, que forma Federação com PV e PT, em torno do nome de Marco Aurélio. Só que há uma pedra no caminho no caso de candidatura própria do partido em Imperatriz. É que conforme disse ontem o dirigente estadual do PSB, deputado Carlos Lula, a prioridade é São Luís, com a pré-candidatura do deputado federal Duarte Jr. E quer o apoio do PP, partido do deputado federal André Fufuca, que, por sua vez, condiciona a aliança a um apoio do PSB em Imperatriz à pré-candidatura do deputado estadual Rildo Amaral (PP). Se for feito acordo, a legenda socialista não teria candidato próprio na Terra do Frei. Mas uma possível vitória de Duarte Jr. tornaria Clayton Noleto deputado federal, já que é o primeiro suplente do PSB, e isso seria bom para Imperatriz e região. É aguardar.

Reitor 

 O professor Fernando Carvalho foi nomeado como novo reitor da Universidade Federal do Maranhão (Uf ma), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele liderou a lista tríplice encaminhada à Presidência da República, na consulta realizada em julho, ficando com 43,5% dos votos, contra 36,38% de Luciano Façanha, Isabel Ibarra com 15,78% e Wener Miranda, 3,59%. Fernando Carvalho tomará posse na próxima sexta-feira (17), em substituição a Natalino Salgado, que foi eleito reitor para dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2015, sendo reeleito para o terceiro mandato, que se iniciou em outubro de 2019 e finaliza agora. 

Racismo no futebol

Como resultado de um compromisso firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) com a empresa Fisia Comércio de Produtos Esportivos Ltda, detentora dos direitos para comercialização dos produtos da marca Nike no Brasil, foi publicado o Levantamento sobre a Diversidade no Futebol Brasileiro, com ênfase em religião, gênero, raça e origem. O relatório apontou que mais de 40% dos jogadores negros afirmaram já terem sido vítima de racismo nos ambientes desportivos. A discriminação em razão da religião também foi um dos pontos identificados. O estudo ouviu 508 profissionais, entre atletas e comissão técnica das divisões de elite do esporte nacional, e trouxe estatísticas importantes sobre racismo, intolerância religiosa, xenofobia e outros pontos de atenção na busca por um ambiente mais inclusivo e igualitário no esporte. 

E...

O levantamento trouxe dados expressivos sobre a discriminação racial, como por exemplo 41% dos jogadores negros que atuam nos principais campeonatos do país afirmarem já terem sido vítimas de racismo. Os resultados evidenciam os ambientes mais nocivos para a prática, como o estádio (53,9% dos casos) e as redes sociais (31,4% dos casos), mas também alertam para a prática em outros espaços de atuação dos atletas, como centros de treinamento e nas sedes dos clubes (casos denunciados por 11,4% dos participantes), mostrando que a prática é enraizada e demanda atuação em diversos níveis para ser efetivamente combatida. 

Falecimento

Na tarde desta sexta-feira, 10, faleceu Gutemberg Davi Araújo, mais conhecido como Guto. Tinha 62 anos e há dias estava internado, devido a complicações da diabetes, doença que enfrentava há anos. Guto era muito conhecido na cidade pelo seu envolvimento político. Foi militante do MDB, pelo qual se candidatou a vereador na década de 90, e participou de campanhas de candidatos a prefeito, inclusive em Montes Altos, onde apoiou Nelson Castilho. No início da noite o corpo foi levado para a Câmara de Vereadores de Imperatriz. O sepultando ocorrerá hoje, na cidade de Montes Altos.      
Link
Leia Também »
Comentários »