MENU

31/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 31/10/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Retomada 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, na sessão desta terça-feira (31), às 19h, o julgamento de duas ações e de uma representação especial contra a chapa de Jair Bolsonaro e de Braga Netto nas Eleições 2022, por suposta prática de abuso de poder político, uso indevido dos meios de comunicação e conduta vedada nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil ocorridas em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ) em 7 de setembro do ano passado. O julgamento foi suspenso na quinta-feira (26), após os votos do corregedor-geral da Justiça Eleitoral e relator das ações, ministro Benedito Gonçalves, e dos ministros Raul Araújo e Floriano de Azevedo Marques. Agora, a análise do caso será retomada com a apresentação dos votos, pela ordem, do ministro Ramos Tavares, da ministra Cármen Lúcia (vice-presidente do Tribunal), do ministro Nunes Marques e, por último, do ministro Alexandre de Moraes (presidente da Corte).  Na sessão de quinta,  o relator Benedito Gonçalves votou pela condenação de Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos e pelo pagamento de multa no valor de R$ 425.640. Entretanto, Gonçalves foi contra condenar Braga Netto à inelegibilidade, por entender que sua participação nos atos não teve gravidade que levasse à punição, mas votou pela aplicação de multa de R$ 212.820 ao candidato a vice. Em seguida, os ministros Raul Araújo e Floriano de Azevedo Marques se manifestaram. O primeiro votou pela improcedência dos pedidos formulados nas Aijes e na representação especial. Já o segundo votou por estender a inelegibilidade também a Braga Netto e manter as multas por conduta vedada aos candidatos, nos moldes do voto de Gonçalves.

Olha aí!

O governador Carlos Brandão não compareceu à Conferência Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), apesar de ser filiado ao partido. Durante o evento foi lançada a pré-candidatura do deputado federal Duarte Júnior à prefeitura de São Luís. Revela-se que Brandão não compareceu porque entende ser ainda cedo para uma definição sobre candidatura às eleições municipais 2024. A mesma cautela ele está tendo em relação à disputa em Imperatriz. Realmente muita água ainda tem para passar sob a ponte Dom Affonso Gregory...

Pré-candidato 

O prefeito Leo Cunha (PSC), de Estreito, terá um adversário apoiado por partidos que integram a base do presidente Lula (PT). O deputado estadual Carlos Lula, secretário geral do PSB, anunciou  Zé Maria Pernambuco como pré-candidato a prefeito de Estreito. Ele participou do evento realizado pelo partido, em São Luís, no fim de semana.

Inserções 

No decorrer desta semana, cinco partidos políticos exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão, conforme previsto no calendário de 2023. São eles: Avante, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).A transmissão das inserções ocorrerá na programação noturna das emissoras nesta terça-feira (31), quinta-feira (2) e no sábado (4). Os programas das legendas serão exibidos sempre entre 19h30 e 22h30. No total, serão exibidos 15 minutos de propaganda partidária na semana, distribuídos da seguinte maneira: quatro minutos para o Avante e um minuto para o PSB na terça; cinco minutos para o PSB na quinta-feira; dois minutos tanto para o PSOL quanto para o PDT e um minuto para o PT no sábado.

Frente

O Senado e a Câmara dos Deputados relançaram a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, com o objetivo de fortalecer as lutas da população entre 15 e 29 anos no Brasil. O presidente da Frente é o senador Irajá (PSD-TO), que enfatizou a preocupação com os jovens que não estão nem estudando, nem trabalhando. Conforme informação da Agência Senado, a Frente, até o momento, conta com a adesão de 38 senadores e 27 deputados.
Link
Leia Também »
Comentários »