MENU

12/10/2023 às 09h37min - Atualizada em 12/10/2023 às 09h37min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial.

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições
  

Dumplings

Dumplings pode ser preparado com vários recheios a partir da mesma massa! Simplesmente delicioso! / Foto: GB Imagem

Ingredientes: Massa: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 ¼ de xícaras (chá) de água morna; ¼ colher (chá) de sal. Recheio: 500 gramas de carne de porco ou de boi moída; 1 colher (sopa) de molho de soja; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de vinho de arroz; pimenta branca moída a gosto;  3 colheres (sopa) de óleo de gergelim; cebolinha verde picadinha a gosto; 1 ½ xícaras (chá) de acelga picadinha; 1 xícara (chá) de repolho picadinho; 1 colher (sopa) de gengibre fresco picadinho; 1 dente de alho picadinho. Preparo: Numa tigela, coloque a farinha, o sal e, aos poucos, a água. Misture até obter massa homogênea que desgrude das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque num saco plástico e deixe descansar durante 30 minutos a 2 horas. Em outra tigela, misture todos os ingredientes do recheio e reserve. Passado o tempo de descanso da massa, faça rolos com a mesma e corte como se fosse nhoque. Pegue cada bolinha de massa e abra em forma circular, bem fino. Coloque no centro de cada disco uma porção do recheio. Feche como pastel e coloque na água fervente para cozinhar durante 5 minutos. Sirva a seguir acompanhado de molho de soja.
 

Bolo de Maçã

Bolo de Maçã pode ser preparado com antecedência e cai muito bem na hora do lanche. E até mesmo como sobremesa acompanhado de sorvete Sabor Creme / Foto: GB Imagem

Ingredientes: 1 1/2 xícara de açúcar; 1 xícara de manteiga ou margarina; 2 ovos; 3 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó; 1 colher (chá) de canela em pó; 1/2 xícara de água fria; 1/2 xícara de melado; 1 xícara de castanha-do-pará picada; 2 xícaras de passas sem sementes; 2 xícaras e 1/4 de maçã ralada no ralo grosso. Preparo: Unte bem uma fôrma de sua preferência. Numa vasilha grande, bata o açúcar e a manteiga, até obter uma mistura leve. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem. Acrescente os ingredientes restantes, menos as castanhas, as passas e a maçã. Bata até que tudo esteja misturado. Junte as castanhas, as passas e a maçã. Mexa tudo muito bem. Coloque na fôrma e asse em forno moderado por 30 minutos. Retire o bolo da fôrma. Deixe esfriar e embrulhe em papel alumínio e deixe descansar de um dia para o outro. Pode ser conservado por duas semanas. Dica: Ao invés de melado, pode ser usado mel ou glucose de milho (Karo).
 

Rosca Para o Lanche

Ingredientes: 4 1/2 a 5 1/2 xícaras de farinha de trigo; 1/2 xícara de açúcar; 1/2 colher (chá) de sal; 2 tabletes de fermento para pão; 3/4 xícaras de leite; 1/2 xícara de água; 1/2 xícara de manteiga ou margarina; 1 ovo em temperatura ambiente; 1 colher (sopa) de casca de limão ralada. Recheio: 1 lata de leite condensado; 1/3 de xícara de suco de limão. Glacê:
2 xícaras de açúcar de confeiteiro; 1/4 de xícara de suco de limão. Preparo da Massa: Numa vasilha grande, misture 1 1/2 xícara de farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento esmigalhado. Aqueça o leite, a água e a manteiga ou margarina até que esteja morno (a manteiga não precisa derreter). Adicione à mistura de farinha e bata com a batedeira em velocidade baixa até que tudo esteja bem misturado. Junte o ovo, a casca de limão e 1/2 xícara de farinha de trigo e bata em velocidade média, raspando os lados da vasilha. Acrescente mais farinha de trigo, o suficiente para obter uma massa macia. Coloque sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha de trigo e amasse por uns 8 minutos, até que a massa esteja lisa e elástica. Coloque numa vasilha untada e vire para que fique untada dos dois lados. Cubra com um pano limpo e deixe crescer em lugar protegido por 1 hora. Enquanto isso, misture o leite condensado com o suco de limão e mexa bem. Reserve, a mistura engrossa enquanto descansa. Unte duas assadeiras grandes. Abaixe a massa com a mão fechada. Coloque sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha de trigo e divida em duas partes iguais. Abra cada parte até obter um retângulo de 35 x 20 cm. Coloque na assadeira untada. Espalhe a metade do recheio bem no meio da massa, no sentido do comprimento. Com uma tesoura, corte toda a massa sem recheio em tiras de uns 2 cm, cortando da borda até o recheio. Dobre para o meio uma tira de um lado e depois uma tira do outro. Repita com a outra parte da massa. Cubra e deixe crescer em lugar protegido por uma hora. Asse em forno moderado preaquecido por 35 minutos, ou até que, batendo na massa, faça som oco. Retire as roscas da assadeira e deixe esfriar. Para o glacê, misture o açúcar com o suco de limão e coloque sobre as roscas já frias, as colheradas.
 

Moqueca de Frango

Ingredientes: Um quilo de frango em pedaços; pimenta-do-reino; suco de um limão; 1 colher (sopa) de óleo; 2 cebolas grandes cortadas em rodelas grossas; 1 pimentão verde cortado em rodelas grossas; 1 pimentão vermelho cortado em rodelas grossas; 3 tomates, sem pele e sem sementes, picados; 1 pimenta vermelha picadinha; 2 tabletes de caldo de galinha; 1 colher (sopa) de azeite de dendê; 1 xícara (chá) de leite de coco; 2 colheres (sopa) de salsa picada; 1 colher (chá) de coentro picado. Preparo: Tempere os pedaços de frango com a pimenta e o suco de limão e deixe descansar por 10 minutos. Aqueça o óleo e doure nele os pedaços de frango. Junte a cebola, os pimentões e misture bem. Acrescente os tomates e a pimenta vermelha e refogue mais um pouco. Adicione os tabletes de caldo de galinha sobre o refogado e despeje uma xícara de água fervente até dissolverem por completo. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 40 minutos. Quando o frango estiver macio e o molho apurado, junte o azeite de dendê, o leite de coco, a salsa e o coentro. Aqueça, sem deixar ferver, e sirva a seguir acompanhado de farinha de mandioca ou arroz branco.
Link
Leia Também »
Comentários »