MENU

12/09/2023 às 00h00min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Contas 

Os conselheiros e membros do Ministério Público de Contas (MPC) do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) emitiram parecer prévio pela desaprovação das contas dos gestores Fernando Augusto Coelho Teixeira (Cidelândia/2020), Aluísio Carneiro Filho (Esperantinópolis/2018); Divino Alexandre de Lima (Conceição do Lago Açú/2018);  João Cândido Dominici (São João Batista/2019); José Maurício Carneiro Fernandes (São Benedito do Rio Preto/2019) e Wellington Costa Uchoa (Presidente Vargas/2018). Receberam parecer prévio pela aprovação as contas apresentadas pelos seguintes gestores: Alexandre Magno Pereira Gomes (São João dos Patos/2021); Erivelton Teixeira Neves (Carolina/2019); Francilene Paixão de Queiroz (Santa Luzia/2021); Gilzana Ribeiro Azevedo (Sucupira do Riachão/2018); Márcio José Melo Santiago (Santana do Maranhão/2022); Marcos Franco Martins Bringel (Loreto/2017) e Ramon Carvalho de Barros (Benedito Leite/2017). As prestações de contas de Francisco de Assis Castro Gomes (Viana/2016); José Farias de Castro (Brejo/2020); Josenewton Guimarães damasceno (Graça Aranha/2013), com multas no total de R$ 60.720,00 e Klautenis Deline Oliveira Nussrala (Monção/2021) receberam parecer prévio pela aprovação com ressalvas.

Título 

As pessoas que pretendem votar nas Eleições Municipais de 2024 têm oito meses para regularizar o título ou emitir a primeira via do documento. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem, periodicamente, alertando eleitoras e eleitores para que não deixem para a última hora a solução de pendências com a Justiça Eleitoral, a fim de poderem exercer o direito de voto no próximo ano. O cadastro eleitoral é fechado somente em anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número determinado de eleitoras e eleitores aptos a votar.

Campanha

Em Imperatriz, seria interessante que os envolvidos em eleições – justiça, partidos e políticos – aproveitassem o prazo de oito meses e incentivassem os jovens a requerer a emissão do título eleitoral já para votar nas próximas eleições. Como se sabe, faltam menos de 20 mil votos para Imperatriz ter segundo turno. Pela legislação eleitoral, o município que tem acima de 200 mil votos está apto a ter segundo turno. Com uma campanha forte de incentivo, Imperatriz poderia chegar a esse número. 

Entenda 

O PP indicou o deputado federal maranhense André Fufuca para o Ministério dos Esportes. Até aí, tudo bem.  A questão é que o seu suplente, Alan Garcês, é bolsonarista e já disse que “continuo conservador, direitista e bolsonarista”. Em outras palavras, vai votar contra o Governo Lula. O estranho é que o presidente aceita a indicação de um deputado que abre vaga para um adversário. Não dá para entender... 

Desfiliação

Ontem, o deputado estadual Yglesio Moyses conseguiu na Justiça Eleitoral a garantia de desfiliação  partidária sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que julgou a Ação de Justificação a Ação de Justificação de Desfiliação Partidária. Assim, Yglésio pode deixar o PSB sem risco. Ele vai se filiar a outro partido para ser candidato a prefeito de São Luís, já que no PSB não teria chance de ser candidato. O partido já tem dois pré-candidatos, o deputado federal Duarte Júnior e o deputado estadual Carlos Lula. 
Link
Leia Também »
Comentários »