MENU

22/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Julho Amarelo: Check Up do Fígado

O dia 28 de julho é consagrado mundialmente à luta contra as hepatites virais onde destaca-se as medidas de prevenção e tratamento dessas inflamações no fígado causadas por vírus que são denominados pelas letras A, B, C, D e E. Em 2002 o Brasil criou o Programa Nacional das Hepatites Viras (PNHV) espelhando-se no sucesso estrondoso do Programa de Prevenção e Tratamento da AIDS. 
 
Foi e é um programa exitoso mudando completamente a face das hepatites virais no país. Esse programa foi preliminar no mundo e somente uma década depois a Organização Mundial de Saúde assumiu que as hepatites virais era um problema global de saúde pública.
 

Hepatite doença silenciosa!

As doenças do fígado são silenciosas na maioria dos casos. O indivíduo não sente absolutamente nada. Um fígado sob uma agressão qualquer, na maioria das vezes não vai dar sintoma algum, não dói, não dá mancha em pele, não dá azia e nem má-digestão, nenhum alimento agride, nenhuma limpa ou desintoxica o fígado. Tudo isso é bobagem.
 
Em caso de agressão ao fígado, viral ou química (álcool) a sua resposta é a formação de cicatrizes internas pequenas que são denominadas de fibrose e a sua progressão vai obstruir canais por onde o sangue passa dentro do fígado, com isso uma doença hepática clinicamente significativa começa a aparecer. Entre o início da agressão e o aparecimento dessa fase podem decorrer de 20 a 40 anos.
 
As hepatites crônicas representam essa fase, a hepatite B e a hepatite C que atingem 400 milhões de habitantes no planeta com 700 mil mortes / ano. No Brasil cerca de 1% da população, algo em trono de 2 milhões de pessoas e a imensa maioria sem diagnóstico.
 

Doença silenciosa! E o diagnóstico?

Utilizar o rastreamento, muito fácil nos dias de hoje, o TESTE RÁPIDO para a hepatite B e C que deve estar disponível em todas as unidades de saúde.
 
Uma gotinha de sangue somente e você sabe se é positivo para a doença.
 
O Check Up do fígado é muito barato, quatro enzimas a AST, a ALT, a Fosfatase Alcalina e a Gama GT, os testes rápidos para hepatite B e C e o Ultra som nos ajudam a rastrear um número imenso de doenças hepáticas. 
 

Tratamento e Vacinas

Essas doenças crônicas e silenciosas tem tratamento e muito eficazes. No caso da hepatite B não tem cura, MAS o medicamento disponibilizado pelo SUS, são dois, controla como que desligando o vírus, são muito eficazes e de fácil acesso na rede pública. Na hepatite C o tratamento elimina o vírus e cura a doença, com cerca de 12 semanas 98 % dos pacientes estão curados.
 
Para esse sucesso precisamos rastrear mais já que essas doenças, como dito são silenciosas.
No caso da hepatite B temos também a vacina que já é disponível há mais de 30 anos. O Brasil avançou muito nesse mister. A adesão é complicada devido ao intervalo entre as doses que consiste em uma injeção hoje depois com 30 dias e a última com seis meses.
 

E o Transplante 

O Brasil faz cerca de 1800 transplantes por ano, deveria ser mais? Sim com certeza, mas nesse mister progredimos muito também Temos um problema crônico de doações de órgãos.
 
O fígado não precisa mais do que a compatibilidade sanguínea; entretanto, precisamos também de agilidade na captação de doadores, da oferta de doação, da conscientização da população geral e das equipes de UTI e hospitais que identifiquem doadores, precisamos de referências consolidadas em todo o país.
 

Câncer do Fígado 

Nos países que rastreiam as doenças hepáticas, o câncer do fígado, que é diretamente dependente das doenças hepáticas crônicas, tem diagnóstico precoce em 70 % dos casos, possibilitando a cura. No Brasil, nos melhores centros, conseguimos chegar, arrastando, a 40 % de diagnóstico precoce, ou seja, 60% chegam em fase não curativa.
 
Esse número precisa ser melhorado. Vá ver seu fígado!

   Como dito...
      É FÁCIL! 
         Cuide de você – seja feliz!
Link
Leia Também »
Comentários »