MENU

13/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 13/07/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Avaliação

O que pensa o mercado sobre o Governo Lula? Pesquisa da Genial/Quaest no período de 06 a 10 de julho fez 94 entrevistas com fundos de investimentos com sede em São Paulo e Rio de Janeiro. O resultado mostrou uma avaliação positiva do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em maio,  tinha aprovação de 26% dos entrevistados, índice que subiu para 65% na pesquisa atual. No mesmo período, a avaliação positiva do governo Lula avançou de 2% para 20%, e a negativa recuou de 86% para 44%.  Para 47%, a política econômica está no rumo certo (contra 10% em maio), o que resulta em avanço de 13% para 53% na expectativa de que a economia melhore nos próximos 12 meses. Para 54%, os investimentos externos no Brasil vão aumentar, e 23% creditam a recente melhoria nos preços dos ativos ao fortalecimento de Haddad. Para 32% essa recuperação deve-se a movimento dos mercados internacionais, enquanto 20% destacam a atuação do Congresso, mesmo percentual dos que apontam a ação do Banco Central. Apenas 3% atribuem a mudança a ações do governo Lula. 
 

Diminuindo 

Dos pretensos candidatos a prefeito pelo menos dois já recuaram para apoiar outros projetos. O vereador Ricardo Seidel nem toca mais no assunto. Pelo que se apurou, definiu apoiar Rildo Amaral, que flerta com todos os grupos. O outro é o engenheiro Gláucio Serafim. Ele assumiu a vice-presidência do Novo, que em Imperatriz abriu espaço para o publicitário Nilson Takashi.
 

“Pistoleiros”

- “Pedirei ao STF cópia de todos os diálogos para avaliar providências legais. Se forem verdadeiros, comprovam o incesto havido na Lava-Jato e revelam um bando de pistoleiros de aluguel recebendo uma encomenda de assassinato de reputação”. A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, que pedirá ao Supremo os diálogos em que procuradores combinam organizar ataques contra ele há cinco anos, quando Dantas reclamou, em uma entrevista, que o então juiz da Lava-Jato e hoje senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), estaria restringindo o acesso do TCU às provas de delatores que fecharam acordo com a operação. 
 

Olha aí!

O jornal Folha de São Paulo revela que em encontro com o presidente Lula, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, elogiou o ministro da Justiça, Flávio Dino, destacando que ele “era um bom nome para Lula indicar ao STF”. Em outubro será aberta uma vaga, com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. 
 

Inelegibilidade 

O político tem a obrigação de conhecer a legislação eleitoral. Mas pelo jeito, há muitos que não conhecem ou fazem questão de ignorar para ver “se cola”. Há os que continuam insistindo numa candidatura do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, na eleição municipal de São Luís, em 2024. Ontem, em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, o presidente do Partido Novo no Maranhão, Leonardo Arruda, disse que o partido tem Lahésio como um dos principais nomes para disputar a prefeitura da capital. Mas como já vem sendo destacado, Lahésio é inelegível por ter sido reeleito em São Pedro dos Crentes, e mesmo  mudando de domicílio eleitoral não pode disputar o cargo no próximo ano. 
Link
Leia Também »
Comentários »