MENU

07/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Animosidade

Reunião tensa do PL, ontem. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi hostilizado porque  defendeu a reforma tributária proposta pelo Governo Lula. Ele foi interrompido várias vezes por deputados bolsonaristas. A reunião teve a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra do PL, que precisou intervir para que Tarcísio pudesse concluir sua fala. Mas Bolsonaro teria dito que o ex-ministro “não entende de política”. O partido havia decidido manter a posição de não votar a reforma tributária conforme quer o Palácio do Planalto. A previsão é de que a votação ocorreria ainda ontem, no início da noite, contra a vontade do PL. Compõem a bancada na Câmara 99 parlamentares. O partido tem como principal preocupação, em relação à reforma, que ela impacte no crescimento dos índices de fome e desemprego do país, que já estão em alta com as medidas recém-adotadas pelo governo. Entre essas medidas, estão a taxação de produtos importados e o aumento do PIS/Cofins do combustível. “O modelo da reforma que está sendo pautado, com aquelas determinações, tende a intensificar, sim, a desigualdade social e desestimular a geração de empregos”, disse o governador do Rio, Cláudio Castro, durante a reunião sobre a proposta tributária do governo.

E…

Provavelmente os deputados do Maranhão filiados ao PL votariam a favor da reforma tributária. São os deputados Júnior Lourenço, Pastor Gil, Josimar do Maranhãozinho e Detinha. 

Arquivamento 

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura divulgou nota informando que “o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) decidiu que não houve qualquer ilegalidade na contratação e nem na execução do contrato da Prefeitura de Imperatriz com a empresa Sellix, que executava serviços de limpeza pública na cidade. Após esse entendimento o TCE resolveu arquivar o procedimento que investigava a gestão municipal, objeto que foi fruto de operação policial culminando em inspeções em setores administrativos no ano de 2019 e na prisão do então superintendente de Limpeza Pública e de outros servidores do Município”.  

Disputa

O clima eleitoral começa a esquentar no Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). Pelo menos três nomes se lançaram candidatos à sucessão do presidente Afonso Danda. São eles: José Alfredo, Azueide e Glen Maia. Mas ainda hoje, sexta-feira, deve haver a desistência de um e somente duas chapas concorrerão.

CPI

O deputado estadual Wellington do Curso protocolou na Assembleia Legislativa requerimento para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo é investigar a qualidade dos serviços de telefonia prestados no Maranhão para “garantir que os maranhenses tenham os seus direitos enquanto consumidores respeitados”. Wellington garante que foram coletadas 37 assinaturas, três vezes mais que o necessário.

Combate à fraude 

Mesmo com o firme compromisso da Justiça Eleitoral e com ações afirmativas que buscam garantir mais mulheres na política, o Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) julgou diversos casos de candidaturas femininas fictícias com fraudes comprovadas da chamada cota de gênero. Ao longo do semestre, o Tribunal constatou fraudes à cota de gênero, praticadas por determinados partidos, em candidaturas femininas para o cargo de vereador nas Eleições de 2020 ocorridas em Barra de São Miguel (AL), Canindé de São Francisco (SE), Araruama (RJ), Elias Fausto (SP), Quixadá (CE), Maruim (SE), Tacuru (MS), São Fidélis (RJ), Blumenau (SC), Tururu (CE), Silva Jardim (RJ), Itaiçaba (CE), Sobradinho (BA), Currais Novos (RN), Mossoró (RN), Roteiro (AL), São Miguel dos Campos (AL), Porto Real do Colégio (AL), Leópolis (PR), Andradina (SP) e Itaberaba (BA).
Link
Leia Também »
Comentários »