MENU

06/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Sr. Tocantins

“Daqui se pode olhar de frente o amanhã de uma terra despertada pelo ânimo dos que edificaram a obra que o tempo e a história consagrarão como nervo das aspirações e centro de irradiação das decisões do povo.” Palácio Araguaia, 09 de março de 1981.  Frase de José Wilson Siqueira Campos, o Sr. Tocantins. Os tocantinenses choram a partida do maior político da história do estado, que faleceu às 19h25 desta terça-feira, aos 94 anos. Ex-deputado, ex-senador e ex-governador, foi o criador do Estado do Tocantins. Para conseguir o feito histórico, recorreu até a uma greve de fome de 98 horas. A divisão do norte goiano na Câmara Federal e, por meio da Constituição, aconteceu em 1988. Siqueira Campos deixa um legado que jamais será esquecido pelo seu povo, que o elegeu quatro vezes governador (1989-1991, 1995-1998, 1999-2003 e 2011-2014). A sua morte foi anunciada pelo filho, Eduardo Sequeira. “É com grande pesar que comunico a partida do Sr. Tocantins, o meu velho querido Siqueira Campos. Ele partiu sereno. As palavras estão todas gastas, mas jamais os sentimentos… Vai com Deus meu pai, esse estado te ama!”, escreveu Eduardo. O ex-governador estava internado desde o dia 29 de junho, na UTI de um hospital de Palmas, com infecção generalizada. Siqueira Campos nasceu no dia 1º de agosto de 1928,  em Crato, no Ceará. Filho de mestre Pacífico Siqueira Campos - que tinha a profissão de seleiro e sapateiro - e de dona Regina Siqueira Campos.

Coragem e dedicação

O deputado estadual Jair Farias, da região do Bico do Papagaio, destacou a trajetória política de Siqueira Campos e a sua luta pela criação do Estado do Tocantins. “Sua partida deixa um vazio imensurável na política do Tocantins e na história do Brasil. Siqueira Campos foi um homem público exemplar, dedicando sua vida em prol da sociedade tocantinense. Seu compromisso incansável com a melhoria da qualidade de vida dos tocantinenses é digno de admiração e respeito. Lutou bravamente para alcançar o desmembramento do norte de Goiás, resultando na criação do Estado do Tocantins. Seu gesto extremo demonstrou sua firme convicção e amor pelo povo tocantinense… Siqueira Campos será eternamente lembrado como um dos principais protagonistas da história do Tocantins, uma referência de coragem, liderança e dedicação ao serviço público. Seu exemplo de vida e seu compromisso com a população tocantinense jamais serão esquecidos”.

Contas 

Em sessão realizada ontem, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) concedeu parecer prévio pela desaprovação das prestações de contas apresentadas pelos gestores Antonia Leide Ferreira da Silva Oliveira (Governador Archer/2021); Francisca Consuelo Lima da Silva (Jatobá/2015); Maria Edina Alves Fontes (Lago do Junco/2021); Maria Arlene Barros Costa (Dom pedro/2012), com débito de R$ 12.081.743,99 e multas no total de R$ 1.208.174,39 e Maria Teixeira Silva da Silva (Centro Novo do Maranhão/2019). Pela aprovação com ressalvas, receberam parecer prévio pela aprovação com ressalvas Nicodemos Ferreira Guimarães (São Domingos do azeitão/2019); Roberth Cleydson Martins Coelho (Tasso Fragoso/2020) e Valmira Miranda da Silva Barroso (Colinas/2021). Entre os que tiveram as contas aprovadas sem ressalvas está João Carvalho dos Reis, de Sitio Novo do Maranhão, referentes a 2019.  

Operação

Ontem, a Polícia Federal, juntamente com a Controladoria Geral da União,  realizou a Operação Fator Comum nas cidades de Belágua, Vargem Grande e São Luís. A finalidade é desarticular grupo criminoso responsável pela inserção de dados falsos nos sistemas do SUS, visando ao recebimento da maior de recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação -FAEC, relativos aos procedimentos de reabilitação do pós-covid. De acordo com as investigações, Belágua, que conta com menos de 8 mil habitantes, teria registrado, de janeiro a maio de 2022, a realização de mais de 50 mil procedimentos de reabilitação pós-covid. Apesar da quantidade informada de procedimentos de reabilitação, o município só conta com um fisioterapeuta registrado, o que aponta a incongruência da quantidade de procedimentos supostamente realizados. Ainda nesse contexto, para alcançar o patamar superior a 50 mil procedimentos de reabilitação, a Secretaria de Saúde de Belágua teria replicado a mesma lista de pacientes usada em outros quatro municípios simultaneamente.
Link
Leia Também »
Comentários »