MENU

04/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 04/07/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Ameaça à democracia

Ao proclamar o resultado da votação em que o TSE declarou a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, por oito anos, o presidente do Tribunal,ministro Alexandre de Moares, fez uma defesa firme da Justiça Eleitoral e do sistema eletrônico de votação, vigente no país desde 1996. Moraes advertiu contra as mentiras e a desinformação propagadas por indivíduos, grupos e ocupantes de cargos eletivos, com a finalidade de desacreditar, sem qualquer prova, a integridade das urnas eletrônicas, visando desestabilizar a própria democracia. No voto, o presidente do TSE enfatizou que houve desvio de finalidade na conduta de Bolsonaro ao defender uma pauta pessoal e eleitoral faltando três meses para a eleição. O discurso, segundo o ministro, instigou o seu eleitorado e outros eleitores indecisos contra o sistema eleitoral e contra as urnas eletrônicas. O ministro lembrou que, independentemente do público que ali estava, a repercussão nas redes sociais era voltada especificamente a quem poderia votar no então candidato à reeleição. Para Moraes, o desvio de finalidade foi patente, uma vez que a reunião como chefe de Estado serviu para autopromoção do candidato e para atacar o sistema eleitoral pelo qual ele mesmo foi eleito em 2018. “Não são opiniões possíveis, são mentiras fraudulentas”, destacou.

Reunião

As lideranças do PL farão uma reunião na próxima quinta-feira, convocada pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. É a primeira reunião do partido após o TSE tornar Jair Bolsonaro inelegível. Serão tratados assuntos de interesse do PL com governadores e a bancada federal. Deverão discutir as eleições de 2024, usando Bolsonaro como principal “cabo eleitoral”.

Recesso

A Câmara Municipal de Imperatriz está de recesso. Só retoma os trabalhos legislativos na primeira semana de agosto. Na quinta-feira (29), a Casa realizou a sessão de encerramento do 5º Período Legislativo da 19ª Legislatura. Conforme a Assessoria de Comunicação, no primeiro período deste ano a Câmara realizou 43 Sessões Ordinárias, 24 Tribunas Populares e 13 Audiências Públicas, com a aprovação de 338 Indicações, 33 Projetos de Decreto Legislativo e 09 Moções e 17 Projetos de Leis (11 do Legislativo e 06 do Executivo). A Câmara tem três sessões previstas por semana (de terça a quinta-feira).

Ele disse

“… Eu discordo dessa questão de golpe, eu acho que era uma turma de baderneiros desequilibrados e de marginais que precisam ser punidos pelo que fizeram, mas também nós precisamos punir aqueles que se omitiram que tinham por dever de ofício fazer com que aquilo não prosperasse, que receberam as informações que não atuaram e aqueles que incentivaram, financiaram. E eu estou ali na coluna do meio para apurar a verdade dos fatos e responsabilizar quem de fato tem participação naquilo. Por ação ou omissão”. Afirmação do deputado federal maranhense Aluísio Mendes, ao falar da CPMI do 8 de Janeiro, em entrevista à Rádio Mirante AM.

Olha aí!

Conforme a Constituição Federal, cidades com até 15 mil moradores podem ter no máximo nove vereadores. O censo 2022 apontou 14.700 habitantes em Senador La Rocque, um aumento de 1,53% em comparação com o Censo de 2010. Mesmo ainda não tendo atingido o número exigido pela CF, o município tem 11 vereadores, quando deveria ter apenas 9.

Violência

O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional debateu nesta segunda-feira (3) o aumento da violência contra jornalistas no Brasil. Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), foram 376 ataques a profissionais da comunicação no país em 2022. Participantes de audiência pública pediram apoio dos parlamentares para conter o problema.
Link
Leia Também »
Comentários »