MENU

01/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 01/07/2023 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Febre Maculosa

Recentemente, no último semestre observamos um surto de uma doença revelada nos jornais do país, a Febre Maculosa, e com a ocorrência de óbitos, principalmente na região sudeste e na zona rural.
 
Os números são desencontrados ainda, mas existe relato de óbitos em SP (oito) no ES (3), até o dia 14 de junho de 2023 eram relatados 53 casos com 8 m0rtes confirmadas.
 
O Ministério da Saúde aponta que entre 2012 e 2022 houve 2157 casos confirmados, 36% deles no estado de São Paulo, desse total 753 pessoas morreram sendo que São Paulo concentrou 672 % dos óbitos (467 pessoas).
 

O que é a Febre Maculosa

É uma doença incomum causada pela bactéria Rickettsia rickttsii transmitida pela picada de carrapatos ou fezes de piolhos. Ocorre em outros países recebendo outros nomes – Febre maculosa das Montanhas Rochosas (USA), Fiebre de Tobia (Colômbia), Fiebre Manchada (México), Febre da Carraça (Portugal), de ocorrência mundial com outros tipos de Rickettsia, chamadas então de rickttsioses.
 

No Brasil Febre do Carrapato ou Febre Maculosa Brasileira

São vetores o carrapato-estrela, o carrapato amarelo do cachorro, o carrapato do cavalo (rodeleiro), as larvas os carrapatinhos ou micuins e as ninfas os vermelhinhos.
 
Encontrados especialmente em capivaras infectado pela bactéria Rickttesia.
 
Encontrado também em bois cavalos cães, aves domésticas, gambás e coelhos.
 
A tríade clássica é a picada do carrapato, febre e a vermelhidão (maculas), frequentemente não identificadas.
 
De diagnóstico clínico difícil pela confusão com outras doenças, o exantema (vermelhidão) aparece em 2 a 5 dias do início da doença podendo ser muito sutil, frequentemente com início pequena manchas puntiformes vermelhas sem coceira, no pulso, antebraço e tornozelos, vão se tornado progressivamente maiores com o exantema clássico no sexto dia, aparece na planta dos pés e na palma da mão, 10 a 15 % dos pacientes não desenvolvem esse sinal.
 
O médico deve estar atento para o histórico do paciente e se esteve em regiões com animais que possam ser portadores de carrapatos.
 
O tratamento deve ser iniciado até cerca de cinco dias das manifestações, após esse período os medicamentos ficam mais difíceis de atuar.
 

Tratamento

 
A Febre Maculosa Brasileira tem cura desde que o tratamento com antibióticos nos dois, três dias iniciais. Deve-se manter esse tratamento por 10 a 14 dias.
 
Atraso no diagnóstico e consequentemente do início do tratamento pode provocar complicações graves no sistema nervoso central, rins, pulmões, lesões vasculares e óbito.
 

Prevenção

Em zonas rurais calças e camisas de manga comprida de cor clara, botas e de preferência com as calças posta dentro delas. Vendo o carrapato, não o esmague, pode liberar bactérias, cuidado ao extrair o carrapato da pele, com uma leve torção, use repelentes com DEET (active, brene, repelentes de longa duração).
 
Cada fêmea infectada pode liberar até 16 mil filhotes aptos a transmissão, cuidado ao levar cachorros a áreas rurais, eles adquirem a infestação sem sintomas tornando-se reservatórios, fazer higiene frequente.
 
A Febre Maculosa é mais frequente nos meses de junho e novembro período que predominam as formas jovens (micuim).
 
Não esqueça que os sintomas iniciais da Febre Maculosa são semelhantes aos de outras infecções. Esteja atento ao aparecimento desses sintomas e procure seu médico de confiança.
 
O Diagnóstico Precoce é Fundamental para a Cura!
Link
Leia Também »
Comentários »