MENU

27/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Mudança

O vice-prefeito Alcemir Costa não aguentou mais segurar a batata quente? Consta que ele estaria de férias e dificilmente retornaria ao cargo de secretário municipal de Saúde. Com a sua ausência, a pasta está sob o comando de Doralina Marques, que é secretária-adjunta. Ontem, ela revelou em entrevista à TV Mirante que os gastos com os serviços são muito acima dos recursos que entram nos sofres da secretaria. Assegurou que, em busca de amenizar a situação, está tomando algumas medidas. Ela já esteve em São Luís buscando apoio do Governo do Estado. Uma das medidas que citou é a redução da folha de pessoal. Espera-se que a diminuição de servidores não comprometa os já precários servições prestados pelo sistema de saúde municipal. É aguardar as prometidas melhorias.
 

Olha aí!

A coluna de sábado informou que durante visita ao ex-presidente José Sarney, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu que o MDB indicará o novo Superintendente do DNIT no estado. Com isso, estaria certa a nomeação do ex-deputado federal João Marcelo, com o MDB do Maranhão ganhando queda-de-braço com o ministro Flávio Dino, que defende o nome do ex-secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto. Ontem, um integrante do grupo dinista garantiu que não está batido o martelo a favor de João Marcelo. “Venceremos essa queda-de-braço”, disse o aliado de Flávio Dino, ressaltando que “estou acompanhando o debate por dentro do miolo”. Resta esperar.
 

Recorrer

Em nota, a prefeitura garante que recorrerá contra a decisão da juíza Ana Lucrécia Sodré, da 2ª Vara da Fazenda Pública, que determinou ao Município a elaboração, em 15 dias, de um Plano de Reestruturação Emergencial, e 90 dias para executar os serviços. A Prefeitura informa que “compreende a decisão judicial e reconhece os problemas de mobilidade urbana, em relação à recuperação das vias da cidade”, mas entende que parte da decisão “afronta o princípio da separação dos poderes”, e que o recurso “é para proteger a municipalidade das multas”. Porém, garante que “a política de implementação de asfalto deverá ser aplicada imediatamente”.
 

E…

Ainda na nota, a prefeitura destaca que “está se esforçando para enxugar despesas e aumentar receita, a fim de investir em mobilidade urbana. De toda a arrecadação os gastos institucionais que temos é de 54% com folha de pagamento, 25% com educação, 15% com saúde, 1% com precatórios e uma média de pouco mais de 5% para investimentos no município”. Esclarece, ainda, que “o município tem um plano emergencial para recuperação das ruas e está batalhando para encontrar verbas extra orçamentárias para aplicar em asfalto”.
 

Confusão

Uma decisão da Câmara de Cândido Mendes provocou revolta popular. Ontem, a cidade estava em clima de guerra. Decisão do presidente do Legislativo, vereador Josenilton Santos do Nascimento,  cassou os mandatos de Nívea Marsônia Pinto Soares, Tayron Gabriel Sousa de Jesus, Wadson Jorge Teixeira Almeida, Whebert Barbosa e Joelson Reis Corrêa, sob alegação de quebra de decoro parlamentar. A intenção era empossar suplentes da sua base política. Esses vereadores teriam defendido a extinção do mandato dos colegas Cleverson Pedro Sousa de Jesus e Jaelson de Araújo Ribeiro, sob a alegação de que faltaram mais de 1/3 das sessões. O presidente da Casa entendeu que com a atitude os cinco parlamentares teriam “manchado” a imagem da Câmara. A posse dos suplentes seria ontem, mas populares reagiram e houve confronto, necessitando a ação da PM.
   

Comando

Ontem, foi definido o novo presidente da comissão provisória do MDB de São Luís. É o deputado federal Cleber Verde (ex-Republicanos). A deputada Roseana Sarney também indicou o coronel José Vieira para integrar a comissão. Já o deputado estadual Roberto Costa indicou André Campos, atual presidente municipal da sigla, para o cargo de tesoureiro. 
Link
Leia Também »
Comentários »