MENU

23/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 23/06/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Julgamento

Às 12h40 de ontem (22), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou o primeiro dia do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que analisa  a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A retomada do processo será na próxima terça-feira (27), a partir das 19h, e poderá ser acompanhada  ao vivo pelo canal do TSE. O corregedor leu o relatório, o representante do Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou os argumentos da acusação, e o advogado fez a defesa dos acusados. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, apresentou o parecer do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) pela inelegibilidade somente de Bolsonaro e pela absolvição do candidato a vice-presidente. O parecer ocorreu logo após acusação e defesa apresentarem os respectivos argumentos. O julgamento será retomado com o voto do relator. Em seguida, votam os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o ministro Nunes Marques e, por último, o presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes.

Será?

Um observador político com trânsito nos grupos da cidade especulava, ontem, sobre a possibilidade  do deputado Josivaldo JP trocar o PSD pelo MDB. Como se sabe, o partido está sob novo comando no Maranhão, tendo à frente Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão. Ele quer reforçar o partido, e nomes de algumas lideranças são comentados para se filiar à sigla. No caso de sua filiação, o deputado JP se tornaria até uma opção do MDB para disputar a sucessão do prefeito Assis Ramos. Como se disse no começo, é especulação. 

 Indicação

Ao fazer a nomeação do empresário Rodrigo Brasmar para o cargo de gestor regional de Cultura, o governador Carlos Brandão atendeu a um pedido do ex-prefeito Ildon Marques de Souza. Em 2020, Brasmar foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Ildon.

Olha aí!

Como a água só corre para o mar, o representante institucional do governo do Estado em Brasília, deputado licenciado Othelino Neto (PCdoB), emplacou a irmã Flávia Alves na Superintendência do Ibama no Maranhão. Teve a ajuda do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ela foi candidata a deputada federal em 2022.

Pedido

A deputada Janaína Ramos (Republicanos) usou a tribuna para pedir urgência na liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil para a saúde de Imperatriz. Fez um relato da situação da saúde no município, que, segundo ela, recebe pessoas de 40 municípios da Região Tocantina e de cidades vizinhas do Pará e do Tocantins. De acordo com a parlamentar, nos últimos seis anos a Prefeitura e a Secretaria de Saúde não receberam recursos destinados por deputados estaduais. Janaína Ramos pediu atenção especial do secretário de Saúde do Estado, Thiago Fernandes, visando à liberação do recurso.

Visita

Aproveitando a ida a São Luís, o Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), visitou na tarde de ontem  o ex-presidente José Sarney. Entre os assuntos, conversaram sobre a federalização da MA-006 (Balsas – Tasso Fragoso) e ainda a melhoria na infraestrutura das estradas no estado. Pela manhã, Renan vistoriou obras de pavimentação da BR-226, em Timon, acompanhado do governador Carlos Brandão. 
Link
Leia Também »
Comentários »