MENU

30/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/07/2022 às 00h00min

VADE MECUM...

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

 
Traduzindo: “Vai comigo”... descortine o processo de destruição que um raio fez! Navegando na história milenar na edificação da Igreja da Sé [Catedral de São Luís do Maranhão], trazendo no seu altar uma simbologia única de todas as Américas.

O uso da pedra bruta na sua construção deu-se início em 1619, pelo 3º Capitão-Mor Diogo Machado da Costa e, inaugurada, em 1622.

Esta alusão não está inserida no sermão do padre Antônio Vieira, quando verberou: [no Maranhão a corte da mentira]… no domingo das verdades… no Maranhão até o sol e os céus mentem...

Vamos para o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo e uma diocese espiritual com seu colegiado.

Este contexto tem sua cronografia histórica em dois tempos:

O Religioso e o Maçônico...

A vertente principal já descrito como a Catedral da Sé, na capital do Estado do Maranhão.

No contemplar da peregrinação dos tempos idos, ocorreu um fato, talvez, inusitado, com características isoladas, por não ser tão recebida e concebida, na época, à Maçonaria pela Igreja.

Vamos ao fato:

Falando de descarga elétrica (raio) existem três tipos: das nuvens para o solo; do solo para nuvens e entre nuvens.

Certo que 1825 um raio caiu em cima da catedral metropolitana (Igreja da Sé) em São Luís (MA), causando grande estrago naquele templo religioso.
 
Como o dinheiro é o oxigênio das finanças; sem ele causa sensação de preocupação. O senhor bispo conduzia esses sintomas, em não saber para quem recorresse quanto à restauração da basílica arruinada pela faísca atmosférica.

Depois do relaxamento sacerdotal e levando-o ao estado de paz. Veio a intuição de fazer esse pedido de ajuda ao Imperador Dom Pedro I. E assim o procedeu.  

O nobre soberano, imediatamente, concordou com a recuperação da Igreja. Desde que o Altar tivesse o protótipo da Maçonaria... por ser maçom e sereníssimo grão-mestre geral da Ordem.

Como o [Olho]... de Deus observando a humanidade; as [Colunas]... simbolizando força e beleza; a estrela [Famígera]... representando a manifestação do Criador; o [Altar]... liberdade – não liberdade pela fé, mas liberdade da própria fé.

O desenho foi feito pelo padre Felipe Bettendorf e aprovado por Roma e/ou Vaticano.    

(...) “Aparentemente, a Maçonaria pode não passar de um clube esotérico masculino, mas já foi, e continua sendo, um movimento filosófico altamente influente.”

Resumindo: a existência dessa “birra” entre Igreja e Maçonaria.… com proibição afiançada pela igreja devia-se não a motivos políticos, mas ao cuidado com as almas desagarradas.  

Será que catolicismo não se inteirou ainda da celebre frase de um certo pensador?...

“O mundo está recheado de almas podres em corpos perfumados”.  

Quiçá se a Maçonaria não trabalhasse sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo [Deus), abrindo à Bíblia no Salmo 133, para início e fechamento de seu trabalho ritualístico?  

 Estaríamos todos sendo queimados na coivara dos infernos, pelo fanatismo religioso, desprovido de juízo.  

 
Valha-me Deus!!!
Link
Leia Também »
Comentários »