MENU

22/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 22/09/2020 às 00h00min

Bastidores


Repercussão da foto
Ontem divulgaram nas redes sociais uma foto em que aparecem o pré-candidato a prefeito Ildon Marques (PP), a odontóloga e ex-candidata Rosângela Curado e o vereador José Carlos Barros (Patriota), ex-candidato a prefeito. Aliados de Ildon se apressaram em esclarecer que se tratava de uma foto antiga. Na verdade, antiga ou não, não seria nenhuma novidade o apoio de Rosângela a Ildon e nem causaria impacto negativo. Eles são aliados há muito tempo. Rosângela foi secretária de Saúde no governo Ildon e teve o apoio dele quando disputou a prefeitura. Por isso não se entende essa preocupação em se apressar no esclarecimento sobre a foto. A não ser que agora o grupo não queira mais o apoio dela, o que não acho que esteja acontecendo, pelo menos em relação ao próprio pré-candidato. Aliás, ultimamente Rosângela anda até afastada das movimentações políticas. O contato mais frequente que ela vinha mantendo era com o presidente da Câmara, José Carlos, que não conseguiu viabilizar a candidatura. No mais, é aguardar.

E…
Nesse quadro todo, o que se vê mesmo é que Rosângela Curado se afastou do grupo comunista liderado pelo governador Flávio Dino. Ela que teve problema sério problema devido a supostas irregularidades na Secretaria de Estado da Saúde, na qual exercia o cargo de subsecretária. Costumam dizer que ela foi deixada no “mato sem cachorro”, à mercê das “onças”. 

Três
O vereador José Carlos não conseguiu ser candidato a prefeito e nem quis disputar a reeleição. Mas ontem surgiu especulação de que ele estaria decidido a lançar o filho Pedro Barros. O partido é o Patriota. Sendo assim, é o terceiro vereador que desiste da reeleição e lança filho. Os outros vereadores são Hamilton Miranda e Fátima Avelino. Os filhos são Felipe e Rogério, respectivamente. 

Correndo
Felipe Miranda, embora ainda jovem, está com uma pré-campanha de “gente grande”. Tem recebido vários apoios de jovens, lideranças de entidades e também de políticos, entre os quais o ex-vereador Francisco das Chagas, o  Chagão, liderança no bairro Santa Rita.  

No páreo 
A juíza aposentada Graça Carvalho confirmou a sua pré-candidatura a prefeita pelo PTC. Ela havia sido indicada vice do Pastor Laércio, mas a convenção do PSL não foi validada, porque o partido sofreu mudança na Comissão Provisória e fez aliança com o DEM do prefeito Assis Ramos. Daí, Dra. Graça manteve sua pré-candidatura a prefeita. O PTC disputará com chapa pura, porque o vice é do partido – Vinícius Loiola Bezerra.

Índices
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) já encaminhou para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) o relatório final com a indicação dos índices definitivos de participação dos municípios na receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o ano de 2021. O relatório definitivo do índice de participação foi concluído após a análise das impugnações dos índices provisórios publicados no Diário Oficial do Estado no dia 30 de junho de 2020. Dos 217 municípios maranhenses, apenas três (Balsas, Itinga e Tasso Fragoso) apresentaram impugnação junto à Sefaz com relação aos índices percentuais provisórios. Essas impugnações foram apreciadas pela Unidade de Informações Econômico Fiscais (IPM/UNI) da Sefaz e, parcialmente deferidas, após análise do cálculo do Valor Adicionado (VA) declarado pelos contribuintes.

Distribuição
Os repasses de ICMS constituem a segunda mais importante fonte de receita para as municipalidades, após o Fundo de Participação dos municípios (FPM), transferido pelo Governo Federal. Mesmo com a crise econômica provocada pela pandemia, a previsão é que o Governo do Estado do Maranhão repasse para os municípios, em 2021, aproximadamente R$ 2,2 bilhões.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...