MENU

30/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/04/2022 às 00h00min

HIPERTENSÃO ARTERIAL

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


  
O dia 26 de abril é o dia Nacional de combate e prevenção da hipertensão arterial, uma doença silenciosa cujos sintomas só costumam aparecer quando já são graves, com a presença de quadros graves como infarto, AVC e insuficiência renal crônica.

É fundamental que as pessoas monitorem a sua pressão para detectar problemas antes de acontecerem danos maiores à saúde.

Um estilo de vida saudável é fundamento para prevenção de diversas doenças, e a hipertensão, uma delas, tem controle com medidas simples; o estilo de vida é a grande arma de prevenção da hipertensão arterial sistêmica (HAS).

A HAS ocorre quando é provocada e existe a necessidade de maior força por parte do coração, para fazer o sangue circular no enorme sistema hidráulico que é nossa rede vascular. Isso ocorre por um estreitamento das artérias ocasionado por depósitos de gorduras, cálcio, envelhecimento natural sem a vida saudável e mais uma gama de outras causas.

A referência da pressão normal é de 120 mm Hg (sistólica) por 80 mm Hg (diastólica). De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de hipertensão é considerada como hipertensão a elevação persistente da pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mm Hg e\ou a diastólica maior ou igual a 90 mm Hg.

Fatores de risco para a HAS:
Consumo de alimentos com muito sal, embutidos, industrializados e alimentos ricos em gorduras, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, stress, envelhecimentos, fatores genéticos, doenças com a disfunção da tireoide, tumores suprarrenais, e insuficiência renal com a chamada hipertensão secundária. 

E quais são os sintomas da hipertensão?
Geralmente não há sintomas, alguns podem aparecer com a elevação excessiva da pressão, com tontura, dor de cabeça, palpitações, falta de ar, zumbido no ouvido, alteração na visão, com esses sinais procurem atendimento imediato, mas pico hipertensivos podem ocorrer sem nenhum sinal ou sintoma.

E o que a hipertensão pode causar?
Várias doenças podem ser ocasionadas pela HAS como infarto, AVC, arritmia cardíaca, aterosclerose, nefropatia hipertensiva que pode levar para a hemodiálise.

E como saber se sou hipertenso?
O diagnóstico precoce é muito importante no controle da doença para impedir sua progressão. Faça seu check up anual com o cardiologista ou seu clínico, em qualquer consulta médica. Seja qual for a razão peça atenção a sua pressão. Meça a sua pressão de modo correto, para isso faça de acordo com as instruções detalhadas aqui: fique em posição confortável, sem dobrar as pernas, ambiente silencioso por 5 minutos antes de medir, bexiga vazia, sem atividade física nos últimos 60 minutos, não ter usado anti-hipertensivo, não ter usado café ou bebida alcoólica.

Qual o tratamento?
Existem vários e eficientes medicamentos para o controle da hipertensão, mas tão importante quanto as medicações são as medidas comportamentais evitando os fatores de risco, adotando dieta saudável, reduzindo o consumo de sal, parando de fumar, evitando abusos alcoólicos e praticar atividade física regularmente.

Usei como fonte base nessa publicação o artigo publicado pelo Dr. Max Lima, Cardiologista e Conselheiro Federal pelo Estado do Mato Grosso.

O SEGREDO É MORRER NOVO... O MAIS VELHO POSSÍVEL!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »