MENU

17/08/2021 às 19h24min - Atualizada em 17/08/2021 às 19h24min

Comitê de Ética no Uso de Animais começa a receber propostas de projetos

Ascom/UEMASUL
Professor da UEMASUL, Marcelo Francisco da Silva - Foto: Ascom/UEMASUL
 
O Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, está recebendo pedidos de avaliação de protocolos experimentais que envolvam animais vertebrados para a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a serem realizados na própria UEMASUL ou em outras Instituições de Ensino Superior da região. Os pedidos de autorização devem ser feitos pelo e-mail  [email protected] uemasul. edu.br. O Comitê é um órgão de controle que vai garantir que as práticas possam ser executadas, mas que não haja maus tratos ou abusos na relação com esses animais vertebrados.

O presidente do CEUA e professor da UEMASUL, Marcelo Francisco da Silva, explicou como serão os procedimentos. “Durante as reuniões ordinárias, que acontecem toda primeira semana do mês, as propostas que forem encaminhadas vão ser apresentadas e apreciadas. Uma vez aprovadas, serão liberadas as autorizações para o início das atividades, seguindo os protocolos apresentados nas propostas. Cada professor, na sua área que envolva direta ou indiretamente vertebrados, têm os procedimentos padrões. O CEUA irá verificar se as atividades propostas não estão gerando desconforto ou sofrimento desnecessário nos animais”.

Único comitê de ética em atividade na Região Tocantina, o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UEMASUL foi criado em janeiro de 2021 e está registrado no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Fazem parte do comitê quatro professores biólogos do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), quatro professores veterinários do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e dois membros do Grupo de Apoio aos Animais em Imperatriz (GPAI).
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...