MENU

11/06/2021 às 19h33min - Atualizada em 11/06/2021 às 19h33min

FIEMA/SESI e Governo do Estado iniciam vacinação de trabalhadores da indústria e inauguram posto de vacinação em Imperatriz

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Foto: Divulgação
  
O Sistema FIEMA, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/MA) e em parceria com o Governo do Estado, inaugurou nesta sexta-feira (11), um novo posto de vacinação para imunizar colaboradores da indústria na região Tocantina. Na oportunidade, durante todo o dia, foram aplicadas cerca de 400 doses em trabalhadores de micro e médias indústrias imperatrizenses. Porém, a imunização dos trabalhadores industriais teve início no começo da semana, com aplicação de 1000 doses em colaboradores da Equatorial Energia. 

 O SESI terá à disposição dos trabalhadores das indústrias 500 doses diárias, totalizando 2500 doses semanais que serão aplicadas de acordo com funcionamento do posto de vacinação, de segunda a sexta, das 8 às 17h, na unidade do SESI Imperatriz.

Para indústrias como mais de 50 colaboradores, o SESI disponibilizará a unidade móvel para que os funcionários sejam vacinados em seu local de trabalho. 

 “Nós perdemos um colega de trabalho e convivemos com medo de contrair e levar o vírus para casa. Então hoje, estamos felizes e muito gratos por essa iniciativa”, a fala de Nezias Bezerra, eletricista de uma companhia de energia, ressalta o sentimento de milhares de trabalhadores da indústria que nunca interromperam suas atividades durante a pandemia.  

 A gerente executiva de manutenção de rede de distribuição, Gabriela Cavalcante, ressalta que “é de suma importância receber aqui o SESI para vacinarmos nossa linha de frente que estão em campo e nunca pararam suas atividades. Tivemos muito colaboradores que foram acometidos pela doença e infelizmente, perdemos muitos colaboradores queridos em nossa regional e em todo o Estado”.  

 A força tarefa pela vacinação envolve uma forte parceria entre o Sistema FIEMA por meio do SESI e Governo do Estado, que atuam em conjunto para avançar no processo de imunização Maranhão. A iniciativa pretende levar aos trabalhadores mais qualidade de vida, reduzindo os afastamentos e evitando os impactos econômicos e sociais gerados pela disseminação do vírus.  

 “Nossa estimativa é vacinar 2500 trabalhadores por semana, a fim de que possamos garantir mais segurança ao colaborador e a este setor que é tão importante para a economia do Estado”, avalia a coordenadora de saúde e segurança na indústria do SESI Maranhão, Ana Carolina Bandeira. 

 Além da cessão do espaço para o posto de vacinação pelo Sistema FIEMA, o SESI conta com uma equipe de seis profissionais de saúde entre enfermeiros e técnicos de enfermagem envolvidos diretamente na ação, e ainda toda a estrutura e logística do posto. 

 Marcaram presença na inauguração do posto de vacinação, o vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar, a secretaria de saúde de Imperatriz, Mariana Jales, os diretores da FIEMA e presidente de sindicatos, Roberto Alencar, Antônio Alves, João Neto Franco, Joanas Alves, Manoel Messias Sarmento, Nayara Miranda, Raimundo Sarmento e os conselheiros do SESI, Clynewton Dias e Washington Oliveira. 

 AÇAILÂNDIA- A imunização da classe industrial em Açailândia, iniciou na quinta-feira (15), com aplicação de 380 doses, beneficiando 23 indústrias da região. “Esse esforço é muito importante para garantirmos saúde dos trabalhadores das indústrias e para que possamos contribuir com esse setor que é essencial dentro do nosso Estado”, garante a gerente do SESI Açailândia Edilene Oliveira. 

 A auxiliar de produção da Brasil Brindes, Ana Paula, destaca que com a imunização se sentirá ainda mais segura no ambiente de trabalho. “Eu com 33 anos de idade teria que esperar bastante para alcançar a imunização e estar hoje sendo vacinada para mim é muito importante por garantir mais segurança no ambiente de trabalho e posteriormente em casa”.  

 A vacina disponibilizada nessa campanha é a britânica Oxford-Astrazeneca. A recomendação é a imunização adequada que corresponde a 2 doses do mesmo fabricante e com intervalo de 12 semanas entre as aplicações. 

 CADASTRO IMPERATRIZ - As empresas interessadas devem realizar agendamento prévio para atendimento no posto do SESI,  enviando e-mail para sesivacinaitz @fiema. org.br  ontendo o CNPJ, endereço, o nome do trabalhador, CPF, cartão do SUS, se possível e a data de nascimento com o nome da mãe. Após 2 dias, o SESI entrará em contato para confirmar o agendamento.  

 CADASTRO AÇAILÂNDIA-  Já as indústrias de Açailândia, devem enviar e-mail para  sesisaudeacailandia @ fiema. org.br.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »