MENU

21/05/2021 às 16h44min - Atualizada em 21/05/2021 às 16h44min

Inscrições prosseguem até 30 de junho

Delegacia do Posto de Recrutamento e Mobilização funciona na estrutura do 50º BIS; Junta do Serviço Militar fica localizada nas dependências do Estádio Frei Epifânio

Raimundo Primeiro
Segundo Tenente Edilson Araújo, em frente à sede do Posto de Recrutamento e Mobilização, nas dependências do 50º Batalhão de Infantaria de Selva - Foto: O PROGRESSO
 
Estão abertas as inscrições para o alistamento militar obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos agora em 2021. Independentemente do mês de seu aniversário, ele deverá realizar o Alistamento Militar para o Serviço Militar Obrigatório no Exército, Marinha ou Aeronáutica, em uma Junta do Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. 

De acordo com informações levantadas pela reportagem de O PROGRESSO, o alistamento militar uma obrigação prevista em lei. “Para fazer o alistamento, porém, é muito simples: o jovem deve ficar atento aos prazos e procedimentos necessários”, diz o segundo tenente Edilson Pinto Vinhote de Araújo, delegado de Serviço Militar do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) de Imperatriz, órgão regional responsável pela execução e fiscalização do Serviço Militar e Mobilização, que funciona na estrutura física do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), “Batalhão Capitão-Mor Moniz Barreto”, localizado na Avenida Bernardo Sayão, bairro Nova Imperatriz.

Para se alistar, o jovem deve comparecer à Junta de Serviço Militar no período de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que completar 18 anos, com Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Carteira de Identidade, CPF, Certificado de naturalização ou termo de opção e comprovante de residência. 

“A seleção é feita entre os meses de junho e outubro, após o encerramento do prazo da classe alistada naquele ano, onde alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Nessa segunda fase, os selecionados são submetidos a uma série de avaliações médicas, psicológicas e físicas para verificar se estão aptos para o serviço militar e serão designados para a incorporação”, observa o segundo tenente Edilson Araújo.

No Brasil, é possível alistar-se de forma virtual, bastando apenas o jovem possuir um CPF e acessar  https://alistamento.eb.mil.br. 

DISPENSA DO SERVIÇO MILITAR

De acordo com o segundo tenente Edilson Araújo, a dispensa do serviço militar inicial pode acontecer pelo fato de o jovem residir em município não tributário (não contribuinte à convocação para o Serviço Militar inicial), excesso de contingência, ser arrimo de família, ter problemas de saúde, entre outros.

“Quem perder o prazo de alistamento e não comparecer a Junta Militar, além de receber uma multa, não poderá realizar uma série de funções e atividades como cidadão”, observa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...