MENU

18/04/2021 às 21h25min - Atualizada em 18/04/2021 às 21h25min

Gurupi é escolhida para implantação de programa de hortas escolares comunitárias

Lino Vargas
Secom Gurupi
Foto: Divulgação/Secom Gurupi

Gurupi (TO) - Gurupi foi escolhida para ser piloto na implantação de um programa estadual de hortas escolares comunitárias utilizando os espaços físicos das escolas. O programa “Mesa Farta na Escola” foi lançado nesta sexta-feira, 16, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

 

Nesta primeira etapa três instituições de ensino do município serão beneficiadas com as hortas, em áreas escolares, para cultivo diversificado de alimentos, mas a pretensão do Governo é ampliar as ações do programa para outras unidades de ensino do Estado. A produção será destinada à alimentação escolar e também compartilhada com a família dos estudantes com a intenção de fortalecer, ainda mais, o vínculo entre escola e comunidade. “Não dá mais para ter espaços ociosos nas nossas escolas e os alunos com as mesas vazias. Esse programa, além de trazer as famílias para a escola, vai gerar renda, resultando na produção de alimentos saudáveis”, explicou Adriana Aguiar, Secretária de Estado da Educação.

 

Diretores das escolas selecionadas ficarão responsáveis pela mobilização e cadastro das famílias no projeto. Quem for cadastrado vai colaborar, de forma compartilhada e voluntária, com a escola no cultivo e manejo dos alimentos. As hortaliças e leguminosas colhidas poderão ser consumidas ou comercializadas. Dessa forma, o programa pode ainda proporcionar desenvolvimento social, por meio da geração de renda e estimular o empreendedorismo sustentável e comunitário. “Teremos importantes subsídios de parceiros nessa empreitada, não apenas com recursos financeiros, mas também com a prestação de assessoria e consulta técnica, sobre manejo”, disse a Secretária da Educação de Gurupi, Amanda Costa.   

 

O programa “Mesa Farta na Escola” foi lançado na Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira, que fica no Povoado Trevo da Praia. Por lá, além das hortas, a Secretaria Municipal da Educação vai construir um viveiro de mudas nativas para a revitalização de áreas degradadas, através de um banco de sementes. “Nossa parceria é total e integral com o Governo do Estado, queremos que o Mesa Farta na Escola seja só o começo de ações nessa área aqui em Gurupi. Estamos aproveitando essa oportunidade para avaliar a possibilidade desse programa ser incrementado e atender não somente as escolas de Gurupi, mas também os bairros através das associações de moradores e assentamentos na zona rural”, avaliou a Prefeita Josi Nunes.

 

Outra instituição de ensino a ser atendida pelo programa será a Escola Municipal Elizeu de Carvalho, localizada no Setor Industrial. “Essa atual geração de alunos exige a realização de atividades práticas, e a implantação das hortas e demais cultivares possibilitam um trabalho multidisciplinar, que fará toda a diferença", ressaltou Amanda.

 

 

Parceiros

Nas visitas as escolas nas quais o programa foi lançado estiveram presentes o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Fabiano Miranda, e o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Goveia Junior. Essas autarquias estaduais são parceiras nas ações a serem desenvolvidas pelo programa. "Nós vamos entrar com as orientações técnicas, mas sem dúvida a comunidade, formada pelos diretores, pais e estudantes, será a grande protagonista desse projeto", destacou Jaime Café, titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »