MENU

25/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 25/02/2021 às 00h00min

Empresários da indústria retomam índice positivo de confiança no Maranhão em 2021

Pesquisa da FIEMA foi realizada com indústrias da construção civil, indústrias extrativas e de transformação, na segunda quinzena de janeiro de 2021  

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
indice de Confiança da Indústria apresenta otimismo do setor - Divulgação
SÃO LUÍS – O Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI-MA), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI), alcançou 55,90 pontos, em janeiro de 2021, com uma regressão de -12,52% pontos na comparação com o início do ano de 2020, o que reflete a incerteza face a pandemia. Ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos, o índice deste mês aponta que o empresário do segmento começa a retomar a confiança na economia.  

A exemplo do Nordeste (58,7 pontos) e do Brasil (60,90 pontos), que também apresentaram ICEI acima da casa dos 50 pontos, portanto com retomada de confiança. Na indústria maranhense o índice vem subindo desde junho de 2020, trata-se do quinto aumento consecutivo, após as fortes quedas registradas em maio de 2020. 

O ICEI-MA, em janeiro, ficou 2,8 pontos abaixo do ICEI-NE e 5 pontos menor que o do Brasil, mas, em todos, a confiança é positiva. Já o índice da indústria geral maranhense regrediu 2,6 pontos em relação ao mês anterior, para o que muito contribuiu a construção civil. 

SETORES - Analisando os segmentos, o ICEI da indústria da construção civil manteve-se no patamar do mês anterior, 44,6%, o que demonstra ainda uma tímida confiança, mas abaixo da média de 50%. Esse valor registra uma elevação desde março de 2020, acima de sua média histórica, quando começou a pandemia.

Conclui-se que o cenário de negócios maranhense continua estagnado e sem otimismo para a construção. No entanto, mostra-se otimista para a indústria, de forma geral.

EXPECTATIVAS - No que tange às expectativas para os próximos seis meses, os índices são favoráveis para a indústria geral, ultrapassando a linha dos 50 pontos, especialmente com relação à economia nacional e ao comportamento da empresa ao pontuar 63,3%. Quanto ao setor de construção, a expectativa para os próximos seis meses regrediu 18,9% em comparação ao mês anterior com 41,4 em janeiro.  O ponto de menor variação se refere às expectativas sobre o estado que, embora melhorando, não atinge a faixa de otimismo.  

O ICEI é elaborado mensalmente e o índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às condições atuais e expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Em janeiro, foram entrevistados empresários de todo o Maranhão, dos setores da construção civil, indústrias extrativas e de transformação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »