MENU

27/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/01/2021 às 00h00min

Governo entrega nova ala com leitos de UTI em Imperatriz

Secap
Foto: Divulgação
Para reforçar a assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19 na Região Tocantina, o Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (26), uma nova ala com 11 leitos de Unidade para Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz. Além de atender aos casos graves do novo coronavírus, os leitos também serão destinados para receber pacientes clínicos e cirúrgicos assistidos pela unidade, após o período pandêmico.
 
O vice-governador Carlos Brandão participou da solenidade virtual de entrega representando o governador Flávio Dino. “A entrega de hoje é um grande avanço, uma grande conquista para reforçar o combate à pandemia na região. Com muita transparência, estamos avançando no combate à pandemia no estado e, em breve, estaremos entregando mais leitos, dessa vez no Hospital Aquiles Lisboa em São Luís, além de uma nova policlínica em Açailândia”, afirmou.
 
Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a nova ala demonstra que o Governo tem enfrentado a pandemia com seriedade e compromisso com a saúde dos maranhenses. “Esses leitos ficam não só para o combate à Covid-19, eles irão ficar como um legado para a nossa rede de saúde. Até 2014, Imperatriz não possuía nenhum leito de UTI dentro da rede pública estadual. E se hoje estivéssemos na mesma realidade, seriam 100% dos leitos de UTI da rede privada lotados com pacientes de Covid-19”, pontuou o secretário Carlos Lula. 

A obra para a instalação dos novos leitos foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov). A administração da unidade é feita pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e, de acordo com o presidente, Marcos Grande, o Hospital Macrorregional de Imperatriz tem sido fundamental para a região. “É um hospital de referência que, ao longo dos anos, tem atendido toda a população da Região Tocantina e melhorado o atendimento assistencial aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse. 

Entre o corpo de funcionários da unidade o sentimento é de gratidão. “É com muita alegria que nós recebemos os novos leitos que ficarão definitivamente à disposição do Hospital Macrorregional de Imperatriz”, afirmou o diretor administrativo do Hospital Macrorregional de Imperatriz, Felype Hanns.  

Participaram ainda da solenidade, o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto; o secretário de Governo, Diego Galdino; o deputado estadual Marco Aurélio; a diretora clínica do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, Mayara Viana; e a gestora da Regional de Saúde de Imperatriz, Iracilda Viana. 

Assistência
O Macrorregional de Imperatriz é referência em alta complexidade para quatro Regionais de Saúde do Maranhão: Imperatriz, Balsas, Açailândia e Barra do Corda. Ao todo, 43 municípios da Região Tocantina são beneficiados diretamente pela unidade. Para Covid-19, o hospital conta com 11 leitos de UTI e 22 de enfermeira, com capacidade de ampliação.

Para casos que não sejam de Covid-19, a unidade destinou 12 leitos de UTI para atender casos graves de outras doenças.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »