MENU

17/04/2024 às 17h48min - Atualizada em 17/04/2024 às 18h00min

Secretaria da Mulher realiza palestra na Comunidade Terapêutica Renascer Feminino

Ação contou a presença de 40 mulheres e distribuição de folders informativos dos serviços prestados pela SMPM

Viviane Reis
Ascom
Participaram do evento 40 mulheres, que puderam falar sobre suas histórias de vida e ouvir explanações sobre como se proteger da violência. - Foto: Assessoria
 
A Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM), promoveu, na manhã desta terça-feira (16), uma palestra com o tema “Identificando a Violência doméstica e familiar” na Comunidade Terapêutica Renascer Feminino.

Participaram do evento 40 mulheres, que puderam falar sobre suas histórias de vida e ouvir explanações sobre como se proteger da violência.

O evento teve como objetivo principal educar e fortalecer mulheres que, infelizmente, já sofreram violência doméstica.

A palestrante e psicóloga, Ana Clara Pereira, levantou várias discussões que ainda são tratadas como tabu na sociedade.

“Precisamos promover reflexões e processos de conscientização para que as mulheres possam fazer novas escolhas e reconstruir suas vidas. O  silêncio precisa ser quebrado, pois favorece a violência e encoraja o agressor.

Logo, se você se omite diante de um ato de violência, é tão criminoso quanto quem pratica o ato”, destacou.

Para a secretária de Políticas Públicas para Mulher, Fernanda Sousa, a  aioria das mulheres vítimas de violência sofre calada, seja por vergonha, medo ou por não saber a quem pedir ajuda. Sendo assim, o trabalho da pasta se torna essencial para combater a violência de gênero e promover os direitos das mulheres. “Só vamos avançar na promoção dos direitos da mulher contra a violência doméstica quando todos, poder público e sociedade em geral, ver essa pauta enquanto essencial”, alertou, Fernanda.

A palestra contou com a distribuição de folders informativos dos serviços prestados pela SMPM e  coffebreak. Cabe ressaltar, que essas discussões sobre a violência contra a mulher e suas diversas faces, são pautadas diariamente pela pasta, objetivando ações de prevenção e combate a todas as formas de violação dos direitos humanos das mulheres.

 

Denúncias

Em caso de violência, seja ela de quaisquer naturezas, a vítima deve denunciar imediatamente o seu agressor na Central de Atendimento à Mulher, através do 180, que presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) também oferece auxilio as vítimas de violência, pelo número de telefone o (99) 99193-1717, ou atendimento presencial, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O prédio fica localizado na Rua Sousa Lima, nº 54, Centro, entre Rui Barbosa e Urbano Santos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »