MENU

11/04/2024 às 20h59min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h59min

Hospital Allume realiza o primeiro transplante de córnea da história de Imperatriz

Paciente de 25 anos é o primeiro beneficiado com procedimento.

Da Assessoria
A córnea veio de São Luís, o paciente, de Paraopebas. A cirurgia foi realizada no dia 10 - Foto: Divulgação
    
Já é realidade o transplante de córnea em Imperatriz. Habilitado pelo Ministério da Saúde há menos de 30 dias, desde 22 de março de 2024 para transplante ocular, o hospital Allume realizou seu primeiro procedimento na última quarta-feira, 10 de abril. 

Referência em saúde preventiva e restaurativa da visão, a equipe liderada pelo médico oftalmologista Alberto Madeira comemora o resultado do investimento para tornar o atendimento mais acessível à população da região Tocantina. 

O primeiro beneficiado com o transplante de córnea foi um jovem de 25 anos, residente no estado do Pará, que chegou ao hospital para atendimento de urgência devido a infecção de córnea por descemetocele. “O paciente veio de Paraupebas e foi prontamente atendido por nossa equipe. A cirurgia foi conduzida pela oftalmologista Natália Giacomin, com suporte dos oftalmologistas Paulo Giacomin e Andressa Magalhães”, informou o médico Alberto Madeira.

Além da recuperação sem intercorrências, o sucesso do procedimento é contabilizado pela agilidade no tempo de resposta entre o atendimento clínico e o transplante. “Em menos de 24 horas pudemos identificar o problema, acessar o tecido doado e restaurar a visão do paciente que chegou até nós com uma infecção na córnea e o olho estava prestes a perfurar por isso a indicação de transplante de urgência. Foi uma cirurgia de duração de 90 minutos e o paciente recupera-se bem”, detalha Natália Giacomin, médica que conduziu o transplante ao ressaltar que, devido à classificação de urgência, o paciente foi inscrito na fila transplante na terça-feira, 09.

“Ele foi inscrito ao meio dia, a córnea chegou na madrugada de quarta-feira vinda de São Luís por transporte aéreo e o procedimento já foi realizado a tarde”, comemora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »