MENU

07/04/2024 às 09h01min - Atualizada em 07/04/2024 às 09h01min

O que é cisticercose? Quais os sintomas e o tratamento?

Neste episódio Mirian de Freitas Dal Ben Corradi, infectologista, fala sobre infecção por cisticercose.

Canal Doutor Ajuda
Brasil 61
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

  
A cisticercose é uma infecção transmitida pela ingestão dos ovos de um verme chamado Tênia, ou como é conhecida popularmente, solitária. Esse mesmo verme pode causar duas doenças diferentes:

  • Teníase: ocorre quando a pessoa ingere as larvas da Tênia, geralmente através da carne de porco contaminada.
  • Cisticercose: acontece quando a pessoa ingere o ovo da Tênia, presente em alimentos contaminados pelas fezes de alguém que tenha teníase.

Aqui no Brasil, esse é um problema comum. Algumas pesquisas mostram que a principal forma de se pegar a cisticercose é pela ingestão de alimentos contaminados pelas mãos contaminadas com fezes de alguém que tenha teníase, e que está eliminando os ovos da tênia nas suas próprias fezes.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com o local onde o verme está alojado. Os locais mais comuns  são o cérebro e os músculos, mas também podem ocorrer em lugares como olhos, pele e até o coração. Quando afetam o cérebro eles podem causar convulsões, epilepsia, hidrocefalia, fortes dores de cabeça, falta de equilíbrio e até alterações comportamentais. Trabalhos feitos em regiões endêmicas para cisticercose, mostraram que 1 a cada 3 pessoas que têm convulsões, é por conta da infecção por cisticercos. Quando afetam os músculos, na maioria das vezes não possuem sintomas . 

Diagnóstico

O diagnóstico normalmente é feito através de exames de imagem, como a ressonância nuclear magnética ou a tomografia do crânio, por exemplo. 

Tratamento 

O tratamento consiste principalmente no uso de medicamentos para controlar os sintomas causados pela infecção. Em casos específicos e após uma avaliação criteriosa feita pelo médico, pode ser indicado a medicação para matar o próprio verme. Dependendo de onde o verme se alojou, o paciente precisará de acompanhamento médico para controlar os sintomas para o resto da vida.

É importante prevenir a doença diagnosticando aqueles que a possuem e tratando-os, além de adotar boas práticas de higiene, como lavar as mãos após ir ao banheiro e higienizar as mãos e os alimentos antes de prepará-los. 

Se você suspeita que pode está com cisticercose deve imediatamente procurar o médico.

Para mais informações, assista ao vídeo no Canal Doutor Ajuda no YouTube.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »