MENU

01/04/2024 às 17h27min - Atualizada em 01/04/2024 às 17h30min

Com alto índice de acidentes de trabalho, Tocantins já contabiliza 19 mortes apenas neste ano Dados é da Secretaria de Saúde que aponta ainda 860 acidentes de trabalho

No ano de 2023, o Estado registrou 91 óbitos ocasionados por acidente de trabalho

Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins
Foto: Divulgação
 
Com objetivo de promover a saúde e segurança dos trabalhadores, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) inicia, nesta segunda-feira, 1º de abril, ações de conscientização para a Saúde e Segurança do Trabalhador por meio da campanha Abril Verde.

O objetivo da ação é reforçar a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro, em que a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais seja prioridade.

O mês de abril foi escolhido devido ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrados no dia 28.

“É imprescindível que as empresas ofereçam ambientes e processos de trabalho seguros aos trabalhadores. A maioria dos acidentes de trabalho são evitáveis com medidas simples. A adoção de um programa de gerenciamento de risco, e ações de promoção da saúde dentro do ambiente de trabalho contribui decisivamente para a prevenção. A empresa também ganha ao manter seus trabalhadores ativos, e com menores chances de afastamento por causas já previstas. O trabalho não basta ser digno, tem que ser seguro e saudável”, afirmou o gerente da Saúde do Trabalhador da SES-TO, Evesson Farias de Oliveira.

A psicóloga da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial (GRAPS) da SES-TO, Karla Joane Silva, falou sobre ambiente de trabalho mentalmente saudável, e o quanto é benéfico para a empresa e os trabalhadores. “Ao falar de saúde mental, é importante ressaltar que os líderes precisam ser solidários com suas equipes, e promover políticas de saúde mental no ambiente de trabalho, para garantir a segurança dos trabalhadores”, explicou.

“As empresas devem se atentar cada vez mais em ter um clima organizacional mais leve, saudável e humano, focado na qualidade de vida e em ações preventivas. É essencial uma cultura colaborativa, respeitosa e aberta ao diálogo, isso ajuda a diminuir vários problemas, como faltas e atrasos. O cuidado com o bem-estar aumenta a produtividade dos colaboradores, sendo positivo também para a empresa”, destacou a psicóloga.

Assistência aos trabalhadores da SES-TO
O Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST) da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins fornece o cuidado e assistência aos servidores; promove a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e a harmonia das atividades laborais com a preservação da vida. São 20 núcleos distribuídos nos estabelecimentos de saúde em todo o Estado do Tocantins, em hospitais, hemocentros, laboratórios e anexos.

A gerente de Regulação do Trabalho da SES-TO, Tayse de Paula dos Reis Santos, falou sobre o cuidado fornecido aos trabalhadores. “O serviço do Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador é um direcionador fundamental dentro dos estabelecimentos de saúde. Não apenas por serem requisitos da Política Estadual do Trabalhador da Saúde, mas por colaborarem na promoção da qualidade de vida, prevenção dos acidentes, doenças e monitoramentos da saúde ocupacional. O objetivo das equipes é a proteção da integridade física e mental dos trabalhadores, garantindo um ambiente seguro e saudável”, afirmou a gerente.

Dados
Segundo o Sistema de Mortalidade (SIM), no ano de 2023, o Estado registrou 91 óbitos ocasionados por acidente de trabalho. Em 2024 já foram registradas 19 mortes.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foram notificados em 2023, no Tocantins, 716 acidentes de trabalho com exposição a material biológico, e neste ano de 2024, 158 casos registrados.

Em 2023 foram 3.941 Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) e 860 registros apenas em 2024.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »