MENU

28/03/2024 às 19h21min - Atualizada em 28/03/2024 às 19h30min

Pela 1ª vez, Hospital Municipal de Araguaína implanta marcapasso em bebê de apenas 2 meses

A criança terá uma vida normal, segundo médico

Assessoria
 
O HMA (Hospital Municipal de Araguaína) mais uma vez fez história na cidade e em toda a região norte do Tocantins. Hoje, a pequena Maria Júlia, de apenas dois meses de vida, se recupera bem na UTI da unidade depois de uma cirurgia inédita para implantação de um marcapasso pediátrico, realizada no dia 27 de março. Mas a luta de Maria Júlia e da família começou ainda durante a gestação na cidade de Angico, norte do estado.

Na barriga da mãe, Mariana Cardoso dos Santos Miranda, de 35 anos, Maria Júlia precisou de uma atenção especial e os exames de pré-natal foram fundamentais para a vida da bebê.

“As consultas de rotina e os ultrassons detectaram a alteração nos batimentos cardíacos da minha filha. Ficamos assustados no começo, mas minha família, amigos, colegas de trabalho e as equipes de saúde de Angico, Araguaína e Palmas estiveram ao meu lado o tempo todo, acompanhando de perto e me orientaram para fazer o tratamento correto para preservar a vida da minha filha”, disse a mãe.

Assim que nasceu, na maternidade de Palmas, Mariana foi estabilizada e transferida para o HMA. “Fiquei feliz que trouxeram a gente para Araguaína, porque é mais perto da minha cidade, e fomos muito bem acolhidos pelos profissionais do hospital. Eu estava aflita, mas uma equipe bem grande veio falar comigo e me dar mais segurança”, frisou Mariana Cardoso.

Mariana também lembra de um detalhe que fez muita diferença antes do procedimento. “Na sala de cirurgia, o anestesista veio falar comigo e meu esposo para saber se tínhamos alguma dúvida e ele disse que levaria minha filha bem e que a traria bem. E assim aconteceu. Eu só tenho a agradecer a todos que cuidaram da minha filha”, acrescentou a mãe.

Mais perto de casa
A cirurgia de implante do marcapasso pediátrico em Maria Júlia foi feita pela equipe de cirurgia cardíaca do HMA e com um equipamento específico para crianças. A diretora técnica da unidade, Elena Medrado, explica que a atuação 100% em Pediatria do hospital municipal permitiu à equipe um diagnóstico mais efetivo e com procedimentos mais organizados e ágeis, fundamentais para casos de doenças cardíacas congênitas, quando a criança já nasce com ela. Outro ponto bastante benéfico para a família, segundo a médica, é o tratamento estar disponível mais perto de casa.

“Contamos com um cardiopediatra, cirurgião cardiovascular de alta capacidade técnica e compromissado para ofertar o melhor procedimento cirúrgico de acordo com a cardiopatia da criança, mantendo a qualidade de um pós-operatório eficiente com menor risco. O serviço que oferecemos hoje evita o deslocamento para fora de domicílio, o que geraria maior risco para o bebê e um desgaste financeiro, emocional e físico para a família”, informa Elena.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, celebrou a cirurgia inédita na unidade. “A gente não tem palavras para descrever a alegria em salvar mais uma vida, em dar um novo futuro para a pequena Maria Júlia e toda sua família. Mais uma vez, sinto orgulho em ver o recurso público tão bem aplicado, principalmente no nosso HMA, que já é referência em tudo o que oferece”, disse.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »