MENU

25/03/2024 às 18h24min - Atualizada em 25/03/2024 às 18h24min

Médicos pedem imediata troca da direção do Hospital Regional de Araguaína

Carta com dezenas de assinaturas foi encaminhado ao secretário de Saúde, Sindicato dos Médicos e também ao CRM

Da Assessoria
Conflito interno entre a direção do HRA e os profissionais que atuam na unidade - Foto: Divulgação
 
Dezenas de profissionais da saúde que atuam no Hospital Regional de Araguaína (HRA), dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, publicaram uma Carta Aberta nesta segunda-feira (25/3) pedindo a troca imediata da Direção Geral e Técnica da unidade.

O documento é endereçado ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior, ao Sindicato dos Médicos (Simed), ao Conselho Regional de Medicina (CRM), aos senadores e deputados do Tocantins, além da população em geral que depende do bom funcionamento da maior unidade hospitalar do norte do estado.

Na carta, os profissionais destacam a importância do HRA para toda a região e relembram a dificuldade crônica para atender toda a demanda, haja vista a frequente superlotação.

“Por isso, o corpo clínico tem se dedicado durante décadas a ajudar todos que procuram este serviço. Porém, nos últimos meses observamos que a Direção Geral e Técnica do HRA tem criado conflitos com o corpo clínico, dificultando diálogos, sendo por muitas vezes ríspida e autoritária. Comportamento esse que já trouxe prejuízo a diversos setores e serviços como Nefrologia, Endoscopia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Urologia e Residência Médica”, afirma a carta.

Os profissionais também destacam a importância de uma gerência com liderança e imparcialidade, e que possa administrar a unidade com parcimônia e respeito aos profissionais da saúde.

“Por isso comunicamos o interesse na substituição imediata da Direção, para o bom andamento do serviço e bem-estar do trabalhador e do paciente”, finaliza a carta que segue com várias páginas assinadas por médicos, enfermeiros e técnicos.

A atual diretora-geral do HRA é a servidora efetiva Cristiane Costa Uchôa, que até então estava à frente do Hospital Regional de Augustinópolis. Já o diretor técnico é o Dr. Luiz Fernando.

O QUE DIZ A SAÚDE?
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que não recebeu oficialmente, manifestações contrárias à atuação da referida servidora, à frente da diretoria geral do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A SES-TO destaca que não coaduna com quaisquer atitudes que diferem do respeito nas relações de trabalho e atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e toda pessoa pode manifestar-se por meio da Ouvidoria do SUS, um canal seguro, para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob sua gestão. Os contatos são: (63) 3218-2025 ou o 0800 64 27200. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa e para todas elas, são abertos processos investigativos e tomadas as medidas legais cabíveis.

Palmas, 25 de março de 2024

Secretaria de Estado da Saúde”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »