MENU

18/03/2024 às 19h04min - Atualizada em 18/03/2024 às 19h15min

Imperatriz terá 1ª Jornada contra a Tuberculose

Evento é destinado aos profissionais das UBS e dos hospitais públicos

Luana Barros - Ascom
Jornada será realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil, em frente à Praça União. - Foto: Arquivo
 
Nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20) será realizada a 1ª Jornada contra a Tuberculose de Imperatriz. Evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em frente à Praça União, a partir de 8h e 30min.

Gisely Vieira, coordenadora da Vigilância em Saúde de Imperatriz, dá mais detalhes sobre o evento. “Destinada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e hospitais públicos, jornada tem na programação os seguintes temas: Situação epidemiológica da tuberculose em Imperatriz, detecção, busca ativa, diagnóstico e tratamento (adulto e infantil), notificação, acompanhamento e manejo clínico”.

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa, que afeta principalmente os pulmões e pode ser grave. As bactérias que causam a doença são espalhadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

“Imperatriz conta com o Programa Municipal de Controle da Tuberculose, com atividades periódicas, além do acompanhamento dos pacientes que fazem tratamento. Além do programa, evento envolve as ações da Vigilância em Saúde, Epidemiologia e Atenção Básica”, é o que explica Menildes Paixão, coordenadora do programa.

Em Imperatriz, ao todo são 49 pacientes em tratamento, sendo 19 notificações neste ano de 2024.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »