MENU

04/03/2024 às 18h31min - Atualizada em 04/03/2024 às 18h45min

Após nova convocação, Araguaína chega a 557 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

Neste ano, foram mais 48 agentes convocados no seletivo realizado em 2022

Da Assessoria
Os profissionais visitam as residências de 137 bairros das zonas urbana e rural - Foto: Marcos Filho Sandes
 
A Prefeitura de Araguaína convocou mais 16 agentes comunitários de saúde (ACS) e 32 agentes de combate a endemias (ACE) no último mês de fevereiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nº 2.691, na portaria de nº 126, no último dia 31 de janeiro.

Com esta convocação, o Município alcança um total de 557 servidores atuando em mais de 119 bairros e 18 áreas que fazem parte da zona rural. Alessandro Mourão trabalhava como motorista e recentemente passou a integrar a equipe de agentes de combate a endemias. Segundo ele, o cargo é uma oportunidade para desenvolver novas habilidades. “Eu estou gostando muito, nessa profissão eu tenho mais contato direto com as pessoas, converso mais e estou desenvolvendo minha comunicação e socialização”, contou.

Os ACS e ACE cumprem 40 horas de trabalho semanal e com salário-base de R$ 2.424,00. Os profissionais atuam como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), auxiliando na prevenção de doenças, mapeamento e mobilização da comunidade ao visitarem as casas.

“Esse reforço é fundamental, pois os agentes conhecem de perto as necessidades e a realidade da população, zelando pela saúde dos cidadãos e seus animais de estimação”, explica a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

O processo seletivo para contratação de ACSs e ACEs foi realizado no dia 25 de setembro de 2022 e contou com três etapas: prova objetiva, análise de títulos e curso de formação profissional. Desde o fim do processo seletivo, a Prefeitura de Araguaína já convocou 180 agentes, sendo 86 ACS e 94 ACE.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »