MENU

03/03/2024 às 11h32min - Atualizada em 03/03/2024 às 11h32min

Engasgo em adultos: o que fazer?

Neste episódio o clínico geral, Rodrigo Antônio Brandão Neto, fala sobre engasgo.

Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61

  
Ao se deparar com um adulto engasgado, é fundamental manter a calma e agir rapidamente, pois o engasgo pode causar falta de ar devido a alimentos, caroços ou até mesmo objetos estranhos, como dentes, que podem ser ingeridos pela pessoa.

  • Avalie a situação: ao identificar que alguém está engasgado, avalie a gravidade da situação e a necessidade de intervenção imediata;
  • Manobra inicial: se a pessoa não estiver tossindo, inicialmente, tente dar tapas nas costas dela. Caso isso não seja eficaz, é necessário realizar a Manobra de Heimlich.

Manobra de Heimlich

  1. Posicione-se atrás da vítima;
  2. Abrace-a por trás, com os braços ao redor da barriga;
  3. Mantenha uma das mãos fechadas na boca do estômago;
  4. Com a outra mão, comprima a primeira mão, pressionando a vítima para dentro e para cima, como se estivesse levantando a vítima do chão;
  5. Repita se necessário: continue realizando a Manobra de Heimlich até que o corpo estranho seja eliminado. Se a vítima perder a consciência, inicie as manobras de suporte básico de vida.

Se a manobra não for eficaz e a obstrução persistir, leve a vítima imediatamente ao pronto-socorro ou chame ajuda médica de emergência.

Lembre-se de que a segurança e o bem-estar da vítima são prioridade. Agir de forma rápida e eficiente pode fazer a diferença em casos de engasgo.

Para mais informações, assista ao vídeo no Canal Doutor Ajuda!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »