MENU

21/02/2024 às 10h29min - Atualizada em 21/02/2024 às 10h29min

Travamento da coluna; o que fazer?

Neste episódio o ortopedista especialista em coluna, Alessandro Gonzalez Torelli, fala sobre o que você deve fazer se travar a coluna.

Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

  
Quando ocorre o travamento da coluna, algumas medidas podem ajudar a aliviar o desconforto:

  • Compressas mornas: a aplicação de compressas mornas na região afetada pode proporcionar alívio, reduzindo a tensão muscular;
  • Medicamentos adequados: o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares ou pomadas e sprays analgésicos, prescritos por um médico, pode ser eficaz no controle da dor e na promoção do relaxamento muscular;
  • Exercícios específicos: realizar exercícios de alongamento e fortalecimento muscular pode ajudar a prevenir e aliviar episódios de travamento. Consulte um profissional de saúde para orientação adequada. Cuidado, na fase de dor mais intensa esses exercícios ainda não são possíveis por conta do desconforto.

Quando ocorre o travamento da coluna? 

É importante notar que, em muitos casos, o travamento ocorre após movimentos corriqueiros do dia a dia, como inclinar-se para pegar algo no chão. Isso geralmente está associado à contratura da musculatura, sem necessariamente envolver esforço excessivo. O torcicolo de pescoço é um exemplo comum desse fenômeno.

Embora esses episódios costumam melhorar em poucos dias e se resolver completamente em algumas semanas, é fundamental estar atento, pois algumas condições médicas podem estar associadas ao travamento da coluna. Se os sintomas persistirem ou se houver preocupações, é aconselhável buscar avaliação médica para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Para mais informações, assista ao vídeo no Canal Doutor Ajuda!.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »