MENU

20/02/2024 às 16h09min - Atualizada em 20/02/2024 às 16h15min

Saúde Mental promove ação no Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

Serviços ofertados em Imperatriz são destaque em todo o estado e receberam premiação em São Luís

Luana Barros
Ascom
CAPS AD fica no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera - Foto: Edmara Silva
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da coordenação da Rede de Saúde Mental, realizou atividade com profissionais, estudantes, familiares e usuários do serviço, em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, nesta terça-feira (20), no CAPS AD de Imperatriz. 

Na programação, momento de espiritualidade, oficina com familiares e uma homenagem aos profissionais que tiveram seu trabalho reconhecido em premiação. É o que explica Alberto Clésio, coordenador da rede.

“Recentemente Imperatriz foi premiada na 4° edição do Prêmio da Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (Remadd), na categoria Tratamento e Saúde Mental. Premiação é um reconhecimento das ações que temos promovido em nossa rede”, comenta.  

A secretária de Saúde, Doralina Marques, informa sobre os serviços. “Temos uma rede de saúde mental bem estruturada e que é destaque em todo o estado do Maranhão. No CAPS Álcool e Drogas, por exemplo,  atendemos pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e o funcionamento é de 24h”. 

Tatiana Alencar é pedagoga e trabalha no CAPS AD. Ela dá detalhes sobre os serviços realizados pela equipe. “Temos uma equipe multiprofissional com psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pedagogos, médicos especialistas, médicos psiquiatras, nutricionistas, educador físico, assistente social, dentre outros. Nosso trabalho além da assistência médica também envolve acolhimento e integração não apenas com os pacientes, mas ações com os familiares”. 

O CAPS AD Girassol é uma unidade destinada a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. A rede possui ainda outros dispositivos como CAPS III, CAPS infanto-juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e Residência Terapêutica. 

 

Sobre o prêmio

Imperatriz foi destaque na 4° edição do Remadd que ocorreu em São Luís, dia 07 de fevereiro, com 10 categorias nos eixos: Cuidado e Acolhimento; Tratamento e Saúde Mental; Inserção e Reinserção Sociofamiliar; Cultura e Arte, Esporte e Lazer; Estudos, Pesquisas e Avaliações; Espiritualidade e Grupos de Mútua Ajuda; Redução de Danos Sociais e à Saúde; Comunicação e Literatura; Justiça e Segurança, Políticas Públicas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »