MENU

02/02/2024 às 16h23min - Atualizada em 02/02/2024 às 16h30min

Campanha Fevereiro Laranja alerta sobre combate à leucemia

Em 2023, o Setor de Oncologia do município diagnosticou dez casos da doença em Imperatriz

Luana Barros
Ascom
A leucemia é diagnosticada por meio do hemograma, o principal exame de sangue para suspeita inicial do diagnóstico - Foto: Maira Soares
 
Fevereiro laranja é o mês da campanha de conscientização e combate à leucemia. Em 2023, o Setor de Oncologia do município diagnosticou dez casos da doença, em Imperatriz. Departamento funciona no Centro de Especialidades Médicas (CEMI) dos Três Poderes e conta com equipe multiprofissional para triagem de enfermagem, consultas médicas com oncologista, exames, agendamentos e encaminhamentos.

Neste mês, a coordenação do setor reforça a importância do diagnóstico precoce da doença, que tem estimativa de mais de 11 mil casos no Brasil entre os anos de 2023 e 2025, segundo dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A coordenadora do setor, Vilenice Batista, explica que “é responsabilidade da rede municipal de saúde as ações de prevenção e diagnóstico. A partir daí, encaminhamos os pacientes para a rede de atendimentos do estado, responsável pelos serviços de quimioterapia e radioterapia”.

A leucemia é diagnosticada através do hemograma, o principal exame de sangue para suspeita inicial do diagnóstico. Em caso de leucemias agudas, há a indicação de quimioterapia, controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou tratamento da infiltração no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos de leucemia, também pode ser indicado o transplante de medula óssea.

O endereço do CEMI, onde funciona o setor de Oncologia, é na Rua Bahia, 100, bairro Três Poderes. E o horário de atendimento é manhã e tarde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »