MENU

10/01/2024 às 14h17min - Atualizada em 10/01/2024 às 14h17min

Xampu Sólido: uma revolução sustentável na rotina de beleza

Da Redação
GB Edições
Da espuma à saúde dos fios: desvende a simplicidade e eficácia do uso do xampu sólido. Um gesto simples que faz a diferença no seu ritual de beleza diário / Foto: GB Imagem
  
Já faz tempo que o xampu se estabeleceu como um componente indispensável na rotina de higiene pessoal. Ele desempenha um papel crucial quando se trata de lavar os cabelos, tornando-se praticamente impossível não o usar. No entanto, felizmente, a indústria de cosméticos está atenta ao impacto ambiental e tem se empenhado em encontrar maneiras de reduzir a produção de resíduos, especialmente plástico. É assim que surgiu o xampu sólido, também conhecido como xampu em barra, uma alternativa que já está disponível no mercado desde a década de 1970, mas só agora está se popularizando.

Inspirados por experiências de autocuidado menos agressivas tanto para o corpo quanto para o meio ambiente, os xampus sólidos seguem a premissa do movimento global "slow beauty". Esse movimento propõe práticas de consumo mais conscientes e ecológicas no que diz respeito aos produtos de beleza. A própria nomenclatura do xampu sólido indica que seu formato é a principal distinção em relação às opções líquidas mais convencionais.

  A aparência dos xampus sólidos lembra a de uma barra de sabonete, mas sua formulação é especificamente desenvolvida para os cabelos. Um dos principais atrativos desse tipo de produto é a significativa redução de elementos nocivos e ingredientes sintéticos em comparação com as opções líquidas. Essa característica faz com que os xampus sólidos sejam menos agressivos para os fios, couro cabeludo e meio ambiente. A espuma gerada durante a lavagem é resultado de saponificação natural, enquanto os ingredientes de limpeza e proteção aos fios são derivados de maneira natural. Além disso, eles se destacam por serem práticos, duráveis e ricos em ativos naturais, oferecendo higienização e tratamento livres dos danos provocados por substâncias químicas.

Algumas marcas disponibilizam opções de xampus e condicionadores sólidos em lojas físicas, sendo algumas delas “sem embalagem” ou com embalagem sustentável, feita de papel celofane e papel reciclável.

Um dos destaques nesse cenário é o Xampu Sólido Detox, desenvolvido com carvão ativado, lama vulcânica, castanha e óleos essenciais de menta, laranja doce e May Chang, proporcionando uma limpeza profunda. Há também opções para diversos tipos de cabelo, como oleosos, secos, ondulados e quebradiços.

Quanto ao uso do xampu sólido, é necessário friccionar a barra no couro cabeludo úmido até que faça espuma, seguido por uma massagem suave. Após a lavagem, os fios podem ser condicionados com produtos naturais.

O uso do xampu sólido demanda um período de adaptação, variando conforme o tipo de cabelo. Nos primeiros dias, é normal que o cabelo pareça pesado até que o equilíbrio se estabeleça. Após essa fase de adaptação, os cabelos tendem a se equilibrar naturalmente, diminuindo a necessidade de lavagens diárias.

Outro aspecto que contribui para a sustentabilidade dos xampus sólidos é a redução significativa, ou até mesmo a ausência, de embalagens plásticas. Rever hábitos e adotar práticas que minimizem a produção de resíduos são atitudes de extrema importância para contribuir positivamente para o futuro do nosso planeta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »