MENU

04/01/2024 às 19h00min - Atualizada em 04/01/2024 às 19h15min

Realidade virtual ajuda no tratamento de pacientes no CER de Araguaína

O dispositivo médico Nirvana auxilia no processo de reabilitação ao projetar um ambiente realista e interativo, que estimula as funções motoras, auditivas e cognitivas do usuário.

Giovanna Hermice
SECOM Araguaína
Durante a sessão, não há necessidade de usar viseiras, luvas ou outros acessórios, pois a alta tecnologia capta em tempo real os movimentos do corpo - Foto: Francisco de Assis / SECOM Araguaína
  
O CER (Centro Especializado em Reabilitação) de Araguaína conta com uma nova tecnologia para completar o tratamento dos pacientes em reabilitação. Por meio da realidade virtual, o dispositivo médico Nirvana promove um ambiente interativo que estimula as funções motoras, auditivas, visuais e cognitivas.
 
Os atendimentos com essa tecnologia iniciaram em 2023 ano focados na reabilitação física, mas, nos últimos meses, os profissionais começaram a usar o Nirvana também como atividade complementar no tratamento das pessoas com deficiências neurológicas e visuais.
 
“Quando o paciente responde aos comandos do dispositivo, nós conseguimos estimular a criatividade, memória, a orientação visual, funções executivas, de concentração e a capacidade de planejamento. Quando trazemos mais um paciente também é trabalhada a socialização, além do fortalecimento da parte emocional para lidar com as perdas e vitórias dos jogos”, explica a psicóloga Kassia Gabrielly Carvalho.
 
O dispositivo médico tem capacidade para realizar até 14 sessões por dia, beneficiando mensalmente 300 pacientes de diversas faixas etárias. A ferramenta foi aprovada pela aposentada Maria Santa de Souza, de 61 anos, que se recupera de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). “Achei divertido, diferente e eu sempre confio no que os profissionais me pedem para fazer”, contou.
 

Saiba como funciona

A alta tecnologia do Nirvana capta em tempo real os movimentos do corpo sem o uso de viseiras, luvas ou sensores e foi instalado na Sala de Orientação e Mobilidade do CER. Cada sessão pode levar até 40 minutos e, durante esse período, o profissional responsável programa o sistema com uma série de exercícios com níveis e graus de dificuldade escolhidos conforme a capacidade e os avanços do paciente.
 
“O Nirvana trouxe muitos benefícios, temos casos de crianças com autismo que hoje conseguem ficar em ambientes fechados, reagir melhor às cores ou barulhos repetitivos, de idosos que passaram a aderir a novas tecnologias. Contribuiu até com a redução das faltas no tratamento, pois os pacientes acham divertido e ficam ansiosos para retornarem”, conta a coordenadora assistencial do CER, Francisca Romerya Gonçalves.
 

CER

Em parceria com o Hospital de Amor (HA), o CER de Araguaína é a segunda unidade administrada pelo HA que possui essa tecnologia. O município é referência para mais de 63 cidades da região meio-norte do Tocantins.
 
Inaugurado em 2019, o CER tem capacidade para atender diariamente até 100 pacientes em reabilitações físicas, intelectuais, visuais e auditivas. A unidade fica localizada Rua Tanzânia, Quadra 153, Lote 05, no Lago Azul 4, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

 

Fotos: Francisco de Assis / Secom Araguaína)

 

  
O profissional responsável programa o sistema com uma série de exercícios com níveis e grau de dificuldade escolhidos conforme a capacidade e os avanços do paciente

 
A ferramenta foi aprovado pela aposentada Maria Santa de Souza, de 61 anos, que se recupera de um AVC (Acidente Vascular Cerebral)
 

O dispositivo médico tem capacidade para realizar até 14 sessões por dia, beneficiando mensalmente 300 pacientes de diversas faixas etárias


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »