MENU

04/01/2024 às 18h42min - Atualizada em 04/01/2024 às 19h00min

Imperatriz completa 62 anos de Fundação e mira retorno às competições a nível nacional

Cavalo de Aço foi fundado no dia 4 de janeiro de 1962, e ainda na década de 70 se profissionalizou

Dema de Oliveira
Time do Imperatriz que conquistou o tri em 2019, o último título - Foto: Dema de Oliveira/O PROGRESSO
 
Nesta quinta-feira (4), a Sociedade Imperatriz de Desportos completou 62 anos de fundação e é o primeiro time de futebol profissional da cidade. O Cavalo de Aço foi fundado em 4 de janeiro de 1962 como Sociedade Atlética de Imperatriz (SAI) e ficou popular, pelo apelido, na década de 1970, uma homenagem do presidente da época, Severino Silva, a uma novela da Rede Globo.

Em 18 de Fevereiro de 2000, o Imperatriz modificou a razão social com o nome de Sociedade Imperatriz de Desportos. O ex-presidente, o saudoso Pedro Faustino de Sousa, afirmou que o fundador da Sociedade Atlética Imperatriz foi um major da Polícia Militar, nome não identificado, e que mais tarde deixou a cidade.

O primeiro uniforme do time trazia as cores vermelho e azul e mais tarde foram adotadas as cores atuais, vermelho e branco. O Imperatriz fez sua primeira participação no Campeonato Maranhense em 1980, terminando na 6ª colocação geral no campeonato, neste ano.

Da fundação até agora o time do Imperatriz passou por várias diretorias. Após Severino Silva ocuparam o cargo Pedro Faustino, Sebastião Morais, Antônio Carlos Rodrigues (Bombardão), Vantuil Zavarize, que também nos deixou recentemente, Dr. Sebastião Regis, Dr. Argentino Silva, Damião Benício dos Santos, Humberto Castro, Eduardo Queiroz, Nilson Takashi, William Marinho, Léo Cunha, Dr. Carlos Eduardo, Edvaldo Cardoso, José Carneiro dos Santos (Buzuca), Damião Benício dos Santos, Adauto Carvalho e atualmente Wagnner Ayres é o presidente.

Três títulos do Campeonato Maranhense foram conquistados pelo time em 2005, 2015 e 2019, se consagrando como tricampeão estadual, entre outras conquistas.

O Imperatriz passou por dias turbulentos, pois depois de chegar à Série C, foi rebaixado para D, em seguida ficou sem série, e ainda foi rebaixado no Campeonato Maranhense. Ano passado, voltou à primeira divisão, ao sagrar-se vice-campeão da Série B.

Atualmente o time está em plena pré-temporada para a disputa do Campeonato Maranhense da Primeira Divisão, que começa dia 14 de janeiro. O Imperatriz vai estrear fora de casa, contra o Tuntum. A meta esse ano é a conquista do tetra, do Campeonato Maranhense, para voltar às disputas das competições a nível nacional em 2025, como Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Série D, entre outras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »