MENU

25/12/2023 às 10h32min - Atualizada em 25/12/2023 às 10h32min

Nordeste continua registrando aumento nos casos de SRAG relacionados à Covid-19

No Ceará, foi observada uma alta particularmente rápida, apesar de uma desaceleração entre jovens adultos

Sophia Stein
Brasil 61
Foto: PIXABAY

  
O Nordeste, especialmente o Ceará, continua registrando aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados à Covid-19. No estado, foi observada uma alta particularmente rápida, apesar de uma desaceleração entre jovens adultos. Os dados são do último boletim InfoGripe divulgado nesta sexta-feira (22).

Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, explica que além do Ceará, outros estados do Nordeste como Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe também apresentam sinais de aumento.

“O Ceará é quem continua chamando mais atenção nesse momento, por um ritmo bastante acelerado, embora já comece, pelo menos na faixa etária dos jovens adultos, já começa a dar sinais de que pode estar diminuindo esse ritmo de crescimento. Mas na população de idade mais avançada, continua em um ritmo bastante significativo”, alerta. 

O pesquisador observa que, embora os estados do Norte não mostrem um aumento nos casos de Covid-19, há um crescimento notável de infecções respiratórias em crianças e pré-adolescentes, atribuído a outros vírus que afetam principalmente essas faixas etárias.

Gomes enfatiza que durante as festas de fim de ano, as pessoas que forem viajar para esses estados com maior incidência de casos, devem ter atenção redobrada aos cuidados fundamentais, como manter a vacinação em dia.

Júnior Alves, empresário de 25 anos e morador de Brasília - DF, conta que tomou 3 doses da vacina contra Covid-19 e conta que pretende tomar as doses de reforço, pois acredita que manter a vacinação em dia é importante para evitar a contaminação pelo vírus.

“Eu acredito que no mundo que a gente vive hoje, depois da pandemia, a gente tem que manter a vacinação como se fosse uma vacina de gripe, porque eu acredito que o vírus não vai sumir de uma vez, vai ter sempre alguém que possa estar portando esse vírus, então acredito que a gente tem que manter sim uma vacinação, assim como a gente tem a vacinação da gripe de tempo em tempo”, comenta.

Casos de Covid-19 no Brasil

Até o dia 15 de dezembro, o Brasil registrou 38.130.675 casos de covid-19 com 708.237 mortes confirmadas. Até o momento, foram aplicadas 410.510.993 doses da vacina monovalente e 31.704.503 doses da bivalente. 

O estado com o maior número de monovalentes e bivalentes aplicadas é São Paulo, que conta com 106.578.130, 9.355.404 aplicações, respectivamente. Os dados são do Ministério da Saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »