MENU

23/12/2023 às 22h31min - Atualizada em 23/12/2023 às 22h31min

Doadores de sangue ajudam a salvar vidas no Maranhão

O Hemomar contabilizou 75.433 doações de sangue até outubro deste ano no Hemocentro de São Luís e nos Hemonúcleos espalhados pelo interior do estado.

SECOM Maranhão
A estudante de enfermagem Elizandra Sales é doadora de sangue (Foto: Bruno Wallace)

  
Na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), contabilizou 75.433 doações de sangue até outubro deste ano no Hemocentro de São Luís e nos Hemonúcleos espalhados pelo interior do estado. Até outubro de 2023, houve o cadastro de 986 doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).


A doação de sangue reflete em mais vidas salvas nos hospitais. Porém, há sempre a necessidade de avançar cada vez mais e conseguir captar o máximo possível de doadores, o que faz com que aumente os estoques de bolsas de sangue. 

“Comecei a doar pela necessidade de um amigo e desde então nunca mais parei e vou continuar até quando Deus me permitir. Hoje em dia estamos doando, mas quem sabe amanhã nós podemos estar precisando do sangue que será doado por outra pessoa. É muito gratificante e um gesto de amor ao próximo, poder ajudar uma pessoa que você nem conhece, é uma atitude humana”, reforçou o eletricista, Alexsandro Martins Fonseca, que realizou 18 doações de sangue ao longo da vida. 

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, empresa responsável pelo gerenciamento da unidade da rede da SES, destacou a importância dos doadores voluntários. “Tivemos um saldo altamente positivo durante este ano de 2023. Alcançamos um grande número de doadores voluntários. Essa é a nossa meta: aumentar as doações voluntárias e fidelizar esses doadores. Por isso, gostaríamos de agradecer as doações do ano inteiro e reforçar a importância desse ato, sobretudo agora no final do ano, quando diminui a quantidade de doação e aumenta a demanda por sangue”, frisou.

A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, comemorou o resultado do ano de 2023. "Doar é se alegrar por poder salvar vidas. Então, é com esse mesmo sentimento que estamos felizes por esse resultado. O nosso desejo é que todos os dias cheguem mais doadores, pois ao aumentar o estoque de bolsas de sangue estamos permitindo que muitas famílias também possam sorrir com os seus entes queridos”, disse. 

A estudante de enfermagem Elizandra Sales doou a primeira vez de forma dirigida e tornou-se doadora fidelizada. “A primeira vez que doei foi para uma pessoa específica, desta vez foi voluntariamente, até porque se no dia que doei para uma pessoa que estava precisando, certamente outras também estariam necessitando naquele momento. A doação voluntária é importante porque algum dia nós podemos precisar, não sabemos. E doar é um ato de amor”, relatou.  

O policial militar Elderson dos Santos Ferreira já doa há três anos regularmente, cerca de quatro vezes por ano. “As pessoas às vezes chegam com medo ao Hemomar, tem um certo preconceito, algo totalmente desnecessário. Aqui no Hemomar é super tranquilo, o ambiente agradável, os funcionários são atenciosos, te recebem com prazer. É importante as pessoas terem a consciência que doar é salvar vidas. Todo mundo conhece alguém que precisa ou vai precisar de sangue, então que possamos ter essa iniciativa de fazer bem ao próximo. Neste caso fazer bem ao próximo é fazer a si mesmo”, ressaltou. 

Critérios para doação de sangue

-Ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg;
-Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal;
-O doador precisa estar em boas condições de saúde e sem sintomas gripais;
-Não estar em jejum e ter dormido, pelo menos, seis horas no dia anterior;
-Evitar alimentos gordurosos por quatro horas antes e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes;
-Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
-Documento oficial com foto.

Coleta de Janeiro a outubro de 2023

Hemocentro (São Luís) – 38.797 coletas (interna e externa)

Hemonúcleos

  • Imperatriz – 11.069
  • Balsas – 5.182
  • Caixas – 5.073
  • Santa Inês – 5.519
  • Pedreiras – 4.118
  • Pinheiro – 3.359
  • Codó – 2.185
  • Bacabal – 131 (apenas no mês de outubro)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »