MENU

23/12/2023 às 09h28min - Atualizada em 23/12/2023 às 09h28min

Termogênicos no auxílio da perda de peso

Da Redação
GB Edições
Se você nunca incluiu pimenta em sua alimentação, mas está interessado nos benefícios termogênicos, experimente gradualmente, prestando atenção ao seu paladar. A pimenta possui um sabor picante e ardido / Foto: GB Imagem
   
Certamente você já ouviu falar de alimentos termogênicos. Em tempos que ser magro é o desejo de todos, tudo o que se refere ao assunto é bem-vindo.

Alimentos termogênicos são aqueles que auxiliam o processo de emagrecimento porque aceleram o metabolismo. Os especialistas em Nutrição explicam que eles têm o poder de aumentar ou diminuir a temperatura corporal, fazendo com que o organismo gaste mais calorias para voltar à temperatura normal.

Que coisa maravilhosa! Comer e emagrecer! E quem seriam esses termogênicos?

No topo da lista aparecem o gengibre e a pimenta. Por isso que o chá de gengibre entra no cardápio da reeducação alimentar. É bom saber que o gengibre é excelente também para a saúde de modo geral porque é rico em Vitamina B6, potássio, magnésio e cobre; atua como desintoxicante e bactericida, auxiliando no sistema digestivo também.

O modo mais comum de consumo é o chá de gengibre, ao qual também pode ser acrescentada a canela. No entanto, cuidado, na hora de adoçar. Se você estiver na fase de perda de peso, nada de açúcar. Nesse calorão que está fazendo por todo o Brasil, você pode optar em tomar um delicioso chá de gengibre com hortelã, canela em pau e limão bem geladinho. Além de ser refrescante, vai te ajudar a perder peso.

A pimenta é encontrada mais comumente em forma de conserva, mas também pode ser acrescentada picada ou inteira nas mais diversas preparações. Se a pimenta nunca fez parte do seu cardápio, mas você está de olho no efeito termogênico, vai experimentando com atenção ao seu paladar. Pimenta tem sabor bem picante e ardido.

Além do gengibre, canela e pimenta, outros alimentos também prometem auxiliar na eliminação da gordura do organismo e são mais fáceis de ingerir do que a pimenta, por exemplo. Entre eles estão rabanete, nabo, couve-flor, repolho, abobrinha, chicória, agrião, espinafre, melancia, melão, limão, amora, salmão, sardinha fresca e semente de linhaça ou farinha de linhaça. E falando em linhaça, há quem reclame deste poderoso alimento, rico em Ômega 3, quanto à forma de ingestão. Uma boa maneira é acrescentar 1 colher (sopa) ao dia ao almoço, como se fosse farofa. A farinha de linhaça mistura-se muito bem ao arroz ou à salada.

  E vale a recomendação tão conhecida. Ingerir pelo menos 8 copos de água ao dia. Os nutricionistas explicam que a água é importante para hidratar o organismo e a pele e ajuda na manutenção do peso. A chave para se livrar do “efeito sanfona” é alimentação equilibrada sempre e isso inclui a ingestão de água.

Nunca é demais lembrar que sempre pessoas que tem problemas de gastrite, ou de outra ordem estomacal, devem consultar o médico antes de ingerir gengibre, canela ou pimenta.

É importante notar que, embora os termogênicos possam oferecer benefícios, eles não devem ser considerados uma solução única para a perda de peso. A adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios físicos continuam sendo componentes fundamentais de um programa eficaz de perda de peso. Além disso, é crucial consultar um profissional de saúde antes de incorporar suplementos termogênicos à dieta, especialmente para garantir que sejam seguros e adequados para a sua saúde individual.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »