MENU

18/11/2023 às 19h28min - Atualizada em 18/11/2023 às 19h28min

Exposições encerram programação comemorativa aos 200 anos de Gonçalves Dias, na FMRB

Secom/MA
Mostram estão abertas ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h, no Convento das Mercês (Foto: Júnior Foicinha)

  
“Fiquei bastante impressionada. Emocionei-me com a trajetória de vida dele, de sua luta para ser reconhecido. É um grande brasileiro, que as pessoas precisam conhecer mais”, exaltou a artista plástica ludovicense Regina Borba, sobre as exposições "O Tempo e o Poeta: universalidade” e "Obras e Retalhos", mostras que encerram esplendorosamente a programação anual da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) em comemoração aos 200 anos do poeta maranhense Gonçalves Dias.

As exposições foram abertas ao público nesta quinta-feira (16) no Convento das Mercês, sede da FMRB, no bairro Desterro, Centro Histórico de São Luís (MA), e compõem um mosaico de memórias e retalhos jornalísticos, proporcionando uma imersão única no universo criativo do grande mestre maranhense das palavras.

As mostram apresentam detalhes da história de vida do poeta, desembocando em sua universalidade, atravessando o tempo, cruzando o período em que Gonçalves Dias estudou na Europa, além de retratarem suas paixões, temperamento, os cargos por ele ocupados, a amizade com o imperador e sua morte precoce aos 41 anos.

De acordo com a coordenadora de Projetos Especiais da FMRB, Carminha Cabral, o ponto alto é o apelo sensorial das mostras. “As exposições têm tratado de todo o sensorial. Você tem que ser despertado pelo ouvir, pelo olhar, pelo intelecto, e, com isso, nós tivemos a preocupação de trazer para essa exposição exatamente a forma que desperta interesse do visitante. É dessa forma que a gente apresenta as duas exposições”, explicou.

Obras de Regina Borba e do artista plástico Tarsis Santos completam as exposições, retratando desde o lugarejo de Jatobá, onde nasceu, até o momento de exaltação, concretizado na construção da praça que recebe o nome do poeta, no Centro de São Luís.

Memórias do poeta romântico

Antônio Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1823, no território do município de Caxias. Com formação jurídica obtida em Portugal, Gonçalves Dias se destacou como escritor, jornalista, educador e pesquisador. Em 1843, imortalizou-se ao dar vida à "Canção do Exílio", obra que até hoje exerce influência na literatura brasileira. O poeta faleceu em um naufrágio ocorrido nas águas da Baía de Cumã, situada no município de Guimarães.

Nas duas exposições, o público tem a oportunidade de conferir detalhes da história de vida de um dos precursores da poesia romântica no Brasil, conhecer mais a relação do poeta com o cenário político do Brasil imperial, suas influências, além de obras e outros registros históricos sobre sua carreira.

“A exposição 'O Tempo e o Poeta: universalidade' traz desde o nascimento dele até a importância desse homem, tanto no império, na educação e tudo que ele foi para o Brasil império. Quando a gente fala em 'Obras e Retalhos' nós localizamos a poesia que há no indianismo e no romantismo, trazemos alguns retalhos dessas obras”, pontuou Carminha Cabral.

FMRB, cultura brasileira e o Gabinete do Poeta

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Governo do Maranhão, e tem entre suas funções precípuas a defesa, a preservação e a divulgação do patrimônio histórico e cultural, material e imaterial do povo brasileiro.

“Cultura é a fonte da vocação institucional da Fundação da Memória Republicana, e cultura e vida estão intrinsecamente ligadas. A ideia é sempre transformar o espaço Convento das Mercês, que é a sede da fundação, aberto às manifestações culturais. Esse espaço que nós estamos abrindo hoje ao público vai garantir acesso livre àqueles que gostam de poesia, aos amantes da poesia, aos poetas e àqueles que admiram essa arte, para que sejam imersos nesse universo da literatura maranhense e brasileira, que é muito rico”, ressalta o presidente da FMRB, Kécio Rabelo.

A abertura das mostras marcou ainda a inauguração do Gabinete do Poeta, espaço destinado para imersão e contemplação da poesia e que vai reunir nomes representativos da literatura maranhense, favorecendo também a formação de novos talentos na arte da tessitura das palavras e dos versos.

"O Tempo e o Poeta: universalidade" e "Obras e Retalhos" estão disponíveis para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h, no Convento das Mercês, na Rua da Palma, 502, bairro Desterro, Centro Histórico de São Luís (MA).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »