MENU

17/11/2023 às 06h53min - Atualizada em 17/11/2023 às 06h53min

Dermatite seborreica: Quais são as causas? O que fazer?

Neste vídeo, a dermatologista, Vivian Barzi Loureiro, fala sobre Dermatite Seborreica.

Canal Doutor Ajuda
Brasil 61/Agência do Rádio
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

  
A dermatite seborreica é muito mais comum do que se imagina, ela é uma doença que ocorre em áreas ricas em glândulas sebáceas, como a face, peitoral ou no couro cabeludo, caracterizada por placas avermelhadas e descamativas. No couro cabeludo, é chamada de caspa. Na face, essas lesões são mais frequentes entre as sobrancelhas, nas laterais do nariz, na região da barba, nas pálpebras, dentro e atrás das orelhas.

Causas

A causa desta dermatite não é totalmente conhecida, mas existe predisposição genética e vários fatores externos que podem intensificar a dermatite seborreica, como estresse emocional, clima frio e seco, tabagismo, ingestão de álcool e medicamentos.

Pode também estar relacionada a presença de um fungo na pele, porém essa não é uma causa direta, e portanto a dermatite seborreica não é uma micose.

Algumas doenças neurológicas como Parkinson e HIV, aumentam a ocorrência da dermatite. É muito importante lembrar que a dermatite seborreica não está associada a falta de higiene e também não é contagiosa.

Sintomas

A dermatite seborreica se caracteriza pelo aparecimento de placas avermelhadas e descamativas, essas escamas finas e esbranquiçadas podem se soltar da pele. No couro cabeludo são essas escamas que recebem o nome de caspa. 

Eventualmente, as escamas são mais grossas, com um tom meio amarelado e bem presas ao casco da cabeça ou ao cabelo. Essas lesões podem ou não coçar, portanto, coceira não é uma característica típica da dermatite.

Diagnóstico

O diagnóstico geralmente é feito clinicamente pelo dermatologista, sem a necessidade de exames complementares. Lembrando que outras doenças dermatológicas podem causar lesões avermelhadas e descamativas como psoríase, dermatite atópica e alergia de contato. No couro cabeludo, um problema comum e que pode confundir, é a presença de piolhos. As lêndeas são brancas, pequenas e ficam grudadas no frio e podem parecer caspa, porém diferente da dermatite seborreica, elas se concentram na região da nuca e não se soltam facilmente.

Tratamento

Não existe cura para a dermatite seborreica, mas o tratamento pode controlar a doença, como xampus específicos e medicamentos, orientados por um profissional. Nas crises de dermatite, medicamentos com ação anti-inflamatória são utilizados.

Cuidados 

Além disso, alguns cuidados ajudam no controle da dermatite, especialmente quando a área afetada é couro cabeludo: 

  • Não tomar banho muito quente;
  • Enxaguar bem a cabeça após o xampu;
  • Não aplicar condicionador diretamente no couro cabeludo, apenas nos fios;
  • Não dormir com o cabelo molhado;
  • Evitar o uso de chapéus;
  • Evitar químicas, como os alisamentos e progressivas.

Apesar de não ser grave e não afetar a saúde no geral, a dermatite seborreica pode causar bastante incômodo e desconforto interferindo na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »