MENU

07/11/2023 às 18h39min - Atualizada em 07/11/2023 às 18h39min

Medidas para ajudar no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica

Neste episódio o pneumologista, André Nathan Costas, fala sobre como melhorar a falta de ar da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Agência do Rádio - Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

  
A DPOC é uma doença pulmonar causada pelo uso do cigarro, a falta de ar é um dos sintomas mais comuns na doença. Ela se desenvolve gradualmente e pode durar semanas, meses e até anos.

Além da falta de ar, tosse crônica, catarro e chiado no peito, a DPOC também pode apresentar exacerbações, que são momentos que acontecem uma piora repentina da falta de ar, aumento na quantidade de catarro e isso por conta da piora no funcionamento dos pulmões. Essa piora é causada principalmente por infecções respiratórias, mas também podem acontecer por exposições ambientais, fumaça, fogão a lenha e pelo próprio cigarro.

Como tratar a DPOC e evitar as pioras?

Em muitos casos, o paciente tosse, expelindo catarro e se sentindo ofegante, mas saiba que é possível aliviar essa situação usando corretamente os medicamentos e os aparelhos inalatórios. Para algumas pessoas, podem ser recomendados remédios específicos para reduzir a falta de ar, mas atenção: somente um especialista pode indicar!

Existem algumas medidas que não possuem relação com o uso de remédio, mas que são fundamentais no tratamento da DPOC:

  • Parar de fumar e não se expor ao tabagismo passivo, que é quando outra pessoa está fumando e estamos no mesmo local e acabamos inalando a fumaça indiretamente;
  • Vacinas. Todo paciente com a doença pulmonar obstrutiva crônica deve estar com as vacinas em dia;
  • Exercícios físicos. Manter uma rotina mesmo com exercícios de pouca intensidade ajudam a reduzir a inflamação nos pulmões e, consequentemente, ajudam a diminuir a falta de ar;
  • Tratar da obesidade é muito importante, pois ela está ligada diretamente com a piora da qualidade de vida e a redução na capacidade de realizar atividades.

Lembre-se: a doença pulmonar obstrutiva crônica não tem cura! Por se tratar de uma doença crônica você deverá se preocupar com ela durante toda a vida, porém sempre controlando e buscando a melhora da qualidade de vida.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »