MENU

03/11/2023 às 07h45min - Atualizada em 03/11/2023 às 07h45min

Novo PAC Saúde: prazo para a solicitação de Unidades Odontológicas Móveis vai até 10 de novembro

As unidades têm como objetivo reduzir as desigualdades na obtenção de tratamentos odontológicos e terão geradores de energia acoplados para poderem alcançar locais sem energia elétrica.

Sophia Stein
Brasil 61
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

  
Até o dia 10 de novembro, prefeitos e secretarias de saúde municipais e do Distrito Federal podem solicitar Unidades Odontológicas Móveis (UOM) pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde). As unidades têm como objetivo reduzir as desigualdades na obtenção de tratamentos odontológicos e terão geradores de energia acoplados para poderem alcançar locais sem energia elétrica.

A cirurgiã-dentista Mariana Oliveira avalia que esse suporte trará melhor qualidade na saúde bucal, pois irá diminuir a desigualdade na obtenção desses serviços. Mariana explica que as unidades móveis serão equipadas com utensílios necessários para diversos tipos de tratamentos, como restaurações de cáries e extrações de sisos.

“A saúde inicia pela boca e a consciência e a informação sobre saúde bucal para a população é muito importante e vai tornar mais acessível essas informações, esses serviços de prevenção, serviços de tratamentos de cárie, tratamentos odontológicos mais completos”, expõe.

Para solicitar o UOM, basta acessar o site transferegov.com.br e preencher o que se pede.

Requisitos para inscrição

  • Preenchimento da carta-consulta eletrônica;
  • Resolução do Conselho Municipal de Saúde que aprova a proposta de UOM;
  • DCCS - Declaração de Compromisso com Custeio dos Serviços, em que o município se compromete com o co-financiamento do custeio das equipes de saúde bucal;
  • Declaração de Compromisso com os Serviços de Emplacamento e Seguro dos Veículos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 202 municípios serão selecionados nesta fase, com um investimento de R$ 103,8 milhões. A Pasta fará a compra centralizada das UOMs e, em seguida, as doará. A escolha dos municípios levará em consideração critérios como densidade demográfica, extensão territorial e vulnerabilidade socioeconômica.

Problemas dentários

Os problemas bucais podem ter impacto na saúde de maneira geral. No Brasil, a cárie está entre as doenças bucais mais comuns, segundo dados preliminares da última edição do SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Segundo o relatório, crianças com 5 anos de idade apresentam o maior número de casos. 
De acordo com o estudo, a necessidade de tratamento eletivo é a mais frequente para todos os grupos etários: 5 anos (29,8%), 12 anos (35,3%), 15-19 anos (35,0), 35-44 anos (48,4%) e 65 a 74 anos (44,9%). Os idosos foram os que apresentaram maior percentual de necessidade de encaminhamento para avaliação abrangente ou tratamento médico/odontológico (condição sistêmica). Os números ainda podem sofrer alterações ao final do levantamento. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »