MENU

01/11/2023 às 19h32min - Atualizada em 01/11/2023 às 19h45min

Filantrópico, Hospital Dom Orione realiza em média 25 mil atendimentos pelo SUS todos os meses

Dom Orione é o maior hospital filantrópico do Tocantins e é reconhecido pela prestação de serviços de saúde com segurança e qualidade

Rodrigo Martins
Foto: Rodrigo Martins
 
O Hospital Dom Orione em Araguaína é o maior membro da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Tocantins. Com uma grande infraestrutura, 239 leitos, equipamentos de ponta e profissionais qualificados, a instituição proporciona serviços de saúde de alto nível para a população. Por mês são realizados em média 25 mil atendimentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Dom Orione é uma entidade filantrópica. A instituição, privada sem fins lucrativos, destina a maior parte de seus atendimentos ao SUS, proporcionando serviços de qualidade para usuários do Tocantins e região.  Certificado no Ministério da Saúde como Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), a instituição tem convênio com o SUS em diversas especialidades médicas e assistenciais, como Obstetrícia, Neonatologia e Cirurgias Cardíaca, Neurológica e Urológica.

Padre Bruno Rodrigues, diretor presidente do Hospital Dom Orione, explica que para atender sua missão filantrópica, a instituição atua em duas vertentes. “Temos o atendimento SUS, que corresponde a mais de 60% da nossa oferta de serviços prestados. E temos também o atendimento particular, no qual os recursos obtidos são fundamentais para complementar o custeio do atendimento SUS e garantir sua manutenção de forma plena e ininterrupta”, destacou.

A maternidade é o setor do Hospital Dom Orione que mais atende pelo SUS. Por mês são realizados em média 550 partos, sendo mais de 90% para pacientes SUS. A instituição promove o Parto Humanizado e carrega consigo o selo “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde.

Principais atendimentos SUS:

(média anual)
+ 200 mil atendimentos; + 6 mil partos; + 170 mil fraldas fabricadas; + 1,5 mil cirurgias cardíacas e procedimentos cardiovasculares; + 400 cirurgias gerais; + 40 mil exames de imagem; + 140 mil exames de laboratório; + 10 mil internações e cerca de 500 mães acolhidas na Casa da Gestante.

O Hospital
Pertencente à Pequena Obra da Divina Providência, fundada por São Luís Orione, presente em mais de 30 países, o Hospital Dom Orione beneficia pacientes de todo o Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão.

A instituição, inaugurada oficialmente em 1976, carrega uma história de missão e desbravamento. Um trabalho que começou com os missionários orionitas, numa época em que o então Norte Goiano não tinha oferta de serviços de saúde para a população.

Aos poucos o trabalho foi sendo ampliado. Hoje o Hospital Dom Orione é uma instituição consolidada, referência em diversas especialidades.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »