MENU

27/10/2023 às 17h27min - Atualizada em 27/10/2023 às 17h30min

Governo comemora um ano do IOC/Lacen da Região Tocantina contabilizando mais de dois mil exames

SECOM
Foto: Divulgação
 
Entregue pelo Governo do Maranhão no ano passado, a unidade regional do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão (IOC/Lacen) na Macrorregional Sul, em Imperatriz, completou um ano de funcionamento neste mês de outubro. Para comemorar a data, foi realizado o Seminário Macrorregional “O Impacto do Diagnóstico Laboratorial na Vigilância em Saúde”, realizado nessa quinta-feira (26).O IOC/Lacen em Imperatriz representa um grande avanço nos diagnósticos de média e grande complexidade na região centro-sul maranhense, como explica o diretor geral do laboratório, Lídio Lima.

 “O Lacen de Imperatriz significa mais agilidade na realização de exames, diagnósticos confiáveis e relacionados a doenças de notificação compulsória, o que em vigilância epidemiológica é fundamental. Hoje, podemos definir estratégias em arboviroses, infecções bacterianas e endêmicas da região, podendo dar suporte e firmar estratégias mais assertivas para a saúde pública”, destacou. O objetivo do evento de comemoração de um ano, como ressalta a diretora do IOC/Lacen de Imperatriz, Débora Nascimento, foi difundir os aspectos relacionados ao diagnóstico em saúde pública realizado pelo laboratório. “É importante comemorarmos e divulgarmos conquistas imensas como a inserção de exames de carga viral em Hepatite B e C, HIV tipo 1 e CTNG em nossa unidade. São diagnósticos de altíssima qualidade, com critérios de última geração, com diagnóstico rápido e suporte aos 43 municípios atendidos pela unidade”, ressaltou.

Entre os assuntos tratados no seminário, destacaram-se: a importância da vigilância laboratorial a potenciais emergências em saúde pública; vírus respiratórios; vigilância, controle e diagnóstico da tuberculose; vigilância, controle e diagnóstico das arboviroses, dentre outros. Participaram do evento profissionais de saúde de 43 municípios pertencentes às Unidades Regionais de Saúde de Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda. 

“Aqui no município de Imperatriz nós tínhamos bastante dificuldade em receber os resultados em tempo hábil para gente poder fechar diagnósticos. A nossa demanda de saúde é gigantesca por sermos polo para mais de 40 municípios. Ter um Lacen tão próximo faz com que o resultado das investigações em vigilância seja muito mais rápido, possibilitando assim um feedback mais rápido tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes”, disse Giselly Vieira, que atua na coordenação de Vigilância de Imperatriz. Em um ano, a unidade realizou mais de dois mil exames para diagnóstico nas metodologias de biologia molecular e sorológicas, para arboviroses (dengue Zika e Chikungunya), vírus respiratórios (Covid-19 e influenza), MPOX, entre outros.

 “Acima de qualquer coisa, o Lacen ajuda a saúde do Maranhão a salvar mais vidas e, por conseguinte, com as análises laboratoriais, nos ajuda a formular e implementar políticas públicas. Descentralizando para Imperatriz, a gente consegue reduzir esse tempo da amostra que seria levada para São Luís”, frisou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe. 

O laboratório atende diretamente mais de 40 municípios, possibilitando o acesso deles aos exames de média e alta complexidade. O equipamento é importante também para agilizar o diagnóstico, direcionar melhor os cuidados aos pacientes e fortalecer a atuação da vigilância epidemiológica do Estado.IOC/Lacen Macrorregional SulInaugurado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 21 de outubro de 2022, o Lacen de Imperatriz é o segundo laboratório da rede do Estado. Tem capacidade para fazer diagnóstico molecular, o que significa que testes de Covid ou Monkeypox podem ser feitos sem a necessidade de enviar as amostras para outros estados.A unidade é referência, também, para o diagnóstico de doenças com impacto na saúde pública, monitoramento da qualidade diagnóstica, apoiando a atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Vigilância Epidemiológica, e assim subsidiando o planejamento das ações de controle das enfermidades.

 O Lacen de Imperatriz está instalado no prédio da Regional de Saúde, localizado na Rua Coriolano Milhomem. Conta com 14 colaboradores, sendo três biomédicos; duas farmacêuticas, seis técnicos em laboratório e três técnicos administrativos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »